Artigos

Renovando as brincadeiras

Os brinquedos inteligentes, que têm como principal finalidade o estímulo físico e mental dos pets, foram desenvolvidos inicialmente por veterinários e biólogos especialistas em comportamento de animais silvestres na década de 70. Já as versões específicas para animais de companhia surgiram no início da década de 90 em alguns países europeus. Como lá o inverno é muito rigoroso, eles constataram uma necessidade maior de estimulá-los nos períodos que ficam mais tempo confinados, consequentemente, com menor atividade física.

No Brasil, os primeiros brinquedos inteligentes nacionais, com o objetivo de melhorar o bem-estar físico e mental de cães e gatos, foram introduzidos no mercado no início de 2011.

Todos os profissionais da área (veterinários e biólogos) reconhecem imediatamente a importância desses brinquedos aos pets, pois aprendem durante a graduação a sua utilidade e os benefícios que eles proporcionam na qualidade de vida dos animais silvestres mantidos em cativeiro. Sabem também que uma boa porcentagem dos pets urbanos vivenciam uma rotina mais entediante e estressante que os animais selvagens confinados. Inclusive o termo mais correto desses “brinquedos” utilizados por eles são “ferramentas de enriquecimento ambiental”.

O maior benefício dos brinquedos inteligentes é permitir que qualquer animal, doméstico ou silvestre, manifeste comportamentos naturais mesmo vivendo em um ambiente artificial, muito diferente de seus antepassados. Isso proporciona a eles uma melhor qualidade de vida em todos os sentidos.

Por exemplo: na natureza, todos os animais gastam grande parte do tempo caçando e procurando alimentos. Oferecer o alimento sem nenhum tipo de desafio é deixar sua rotina mais estressante por falta de atividade. Esse é um dos principais motivos de existirem atualmente tantos animais de companhia obesos, sedentários e com distúrbios comportamentais nas áreas urbanas. A recomendação do uso rotineiro desses brinquedos é tanto profilático como terapêutico aos animais que vivem em ambientes com poucos estímulos.

Existem basicamente duas categorias de brinquedos inteligentes no mercado. Os brinquedos inteligentes interativos são aqueles com formatos de tabuleiro, onde o proprietário se diverte junto com seu pet, mostrando e ensinando a sequência lógica, as fases e as habilidades que ele precisa desenvolver para conseguir obter o alimento. Recomendamos esse modelo àqueles que adoram curtir seu pet e possuem tempo para se dedicar a eles.

A outra categoria são os brinquedos inteligentes com os quais os pets se divertem sozinhos. Geralmente são mais simples, intuitivos e resistentes. Excelentes para animais que ficam muito tempo sozinhos e que possuem donos muito ocupados. Recomendamos esse modelo a todos, pois a maioria dos pets “urbanos” não é estimulada adequadamente, mesmo quando seu dono está presente.

Os cães sem raça definida (SRD’s), os cães de caça, de pastoreio e de trabalho geralmente aprendem com mais facilidade e brincam por mais tempo por possuírem naturalmente muita energia. Os gatos e os cães de companhia geralmente se cansam físico e mentalmente em pouco tempo. Os animais que exigem maior dedicação do dono são justamente aqueles que possuem muita força física, são pouco estimulados e, por consequência, adoram roer e destruir qualquer coisa que estejam a seu alcance, independentemente de seu porte.

Para escolher o brinquedo adequado ao perfil do pet, a fim de que ele faça o melhor proveito, o dono precisa se atentar a alguns pontos. A rotina do pet precisa ser levada em consideração, pois se ele tiver disponibilidade de interagir bastante, certamente o brinquedo interativo será muito prazeroso. Caso ele não tenha essa disponibilidade, deve adquirir um modelo que seu pet brinque sozinho.

O dono deve observar também o porte do animal e seu potencial de destruição, pois se for um animal muito roedor, recomendamos adquirir um modelo bem rústico e mais resistente; a idade e o grau de energia do pet também precisam ser considerados, pois para um animal idoso e pouco estimulado, podemos iniciá-lo com um modelo mais simples e intuitivo. Já para um animal mais jovem e com muita energia, podemos começar com um modelo mais complexo que o deixará entretido adequadamente por muito mais tempo.

Quando bem escolhidos e utilizados de maneira correta, os brinquedos inteligentes melhoram muito a qualidade de vida dos pets e o seu relacionamento com seus donos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo