Artigos

Como não errar na educação do seu filhote

por Giselle Coutinho

Saiba que como evitar mau comportamento do cão desde pequenininho

Cães filhotes são engraçados e brincalhões e esta fase da vida do cão é uma das preferidas pelos donos, que têm a oportunidade de ver o aprendizado rápido e a evolução de seu companheiro tão desajeitado a princípio.

Porém, algumas “sapequices” dos animais nesta etapa devem ser desestimuladas para evitar mau comportamento no futuro. Destruir sapatos e dar mordidinhas nas mãos são exemplos de algumas atitudes que os donos devem procurar impor limites, mesmo tendo ciência de que os filhotes não interagem assim por mal.

Estudos apontam que saber direcionar adequadamente o comportamento do cão quando ainda é filhote é essencial, pois 99% dos problemas decorrem da falta de imposição de regras nos primeiros meses de vida.

Se o cão não for educado ainda pequeno em relação às mordidas, por exemplo, pode acabar quando adulto machucando alguém sem querer ou se sentindo frustrado com o dono por ser repreendido de uma atitude que antes era considerada normal.

É muito chato pensar em tirar a diversão do seu filhote, ainda seja um passatempo controverso, mas há maneiras de adequar estas atitudes evitando problemas.

Entender os anseios do seu cão é a melhor maneira para buscar soluções que o façam se sentir bem sem prejudicar ninguém mais para frente.

Dicas para educação de filhotes

  • Filhotes mordedores: Não adianta tentar impedir seu cãozinho de morder sua mão ou sapatos somente com broncas. Os filhotes geralmente mordem para aliviar coceiras ou ansiedade e precisam de alternativas para liberar estas sensações.

    Presentear o filhote com inúmeros brinquedos de diversos tamanhos, texturas, gostos e cheiros, deixar estes objetos disponíveis em todos os ambientes que o cão frequenta e estimulá-lo a usá-los com brincadeiras são excelentes atitudes educativas do dono para o filhote mordedor;

  • Filhotes descontrolados em passeios: Filhotes de cachorros que saem muito pouco de casa podem ser ansiosos e ficar descontrolados em passeios, por isso seu dono deve agir como um líder dominante.

    Para evitar que o cãozinho saia disparado quando for dar uma volta, é importante que o dono coloque previamente uma guia e coleira adequada ao tamanho do cachorro.

    Posicionar o cãozinho do lado esquerdo e começar a andar mantendo-o ao lado com a coleira bem segura é fundamental. Quando o filhote puxar a guia ou travar, o dono deve censurá-lo com palavras e movê-lo para perto de si com firmeza.

    Se o filhote andar junto e no mesmo ritmo e direção que o dono durante o passeio, este deve ser elogiado, ganhar petiscos e ter guia um pouco mais folgada.

  • Filhotes agressivos em relação à comida: Cãezinhos que reagem agressivamente quando alguém chega perto dele ou do pote de ração no momento da refeição devem ser acostumados a receber carinho enquanto comem. Se a reação do filhote não for positiva, uma boa atitude do dono é chamar a atenção do companheiro imediatamente e retirar a comida até que o animalzinho se acalme.

    Este tipo de atitude dos filhotes, geralmente é decorrente do isolamento do animal na hora de alimentar-se, por isso é importante que o filhote desde cedo esteja acostumado à presença de pessoas durante a refeição e com o manuseio de seu pote de ração.

É essencial entender que a consciência e o sentido do dever não são naturais nos filhotes, e, por isso, a educação deve ser aplicada pelos donos, sempre de maneira ágil, gentil e lúdica.

Lembre-se de que seu cãozinho não deve nunca ser repreendido mais do que dez segundos depois de um ato repreensível, pois ele não saberá o motivo pelo qual está sendo criticado, tendo não só a aprendizagem comprometida, como sentindo-se também mal tratado.

Voltar | Topo
Comentários
AdPlace

guia de Raças de Cães

Cão d'Água Holandês Cão d'Água Holandês O coração da Holanda...
  • Veja outras raças/espécies de pets Abrir

você e a PetMag

  • Compartilhe aqui também
A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7