Artigos

Hemodiálise em cães e gatos

A diálise é um dos tratamentos mais populares e conhecidos contra a insuficiência renal. Ela é responsável por ajudar no processo de filtração e remoção de certas toxinas, quando essas substâncias produzidas pelo organismo não são excretadas corretamente pela urina, ou em casos de intoxicação por meio de medicamentos e/ou ingestão de venenos.

Existem duas formas de diálise: a hemodiálise, que remove as toxinas da corrente sanguínea, e a diálise peritoneal, que elimina toxinas do orgânicas por meio de um líquido colocado dentro do abdômen do animal e em seguida retirado. Porém, a hemodiálise é ainda o procedimento mais rápido e eficiente, se comparado com a diálise peritoneal, não causando nenhum tipo de dependência aos cães e gatos.

Animais com insuficiência renal crônica podem obter uma boa melhora, mas é importante lembrar que os rins lesados nao têm recuperação. O que ocorre nesses casos é a diminuição do nível de toxinas que, com o auxílio de uma alimentação específica, estabiliza a doença, dando aos bichos meses ou anos a mais de vida.

O tratamento pode ser realizado caso a fluidoterapia (método que elimina as toxinas com o aumento de fluídos no organismo) não tenha sucesso e não reverta o aumento de ureia no sangue. Animas que corram risco de vida devido às complicações da doença devem recorrer imediatamente à hemodiálise.

Assim que o cão ou o gato estiver estável e que seja possível alimentá-lo e medicá-lo via oral, ele pode voltar para a casa, entre as sessões de hemodiálise. Muitas vezes, os rins podem levar de 3 a 4 semanas para se recuperarem completamente. A hemodiálise também pode ser uma boa alternativa até que se possa tentar um transplante renal.

São necessárias de 2 a 4 sessões, em média, para se notar uma melhora significativa. A maioria dos animas conseguem aceitar e se adaptar bem o tratamento. Mas, em alguns casos, eles podem apresentar uma hipotensão (pressão arterial baixa) passageira.

O quanto antes o procedimento for realizado, maiores são as chances de se evitar que os rins entrem em falência, proporcionando maior possibilidade de recuperação total ou parcial dos órgãos. Além disso, se ganha tempo para tratar as causas da insuficiência renal.

A hemodiálise é uma decisão e opção que, quando empregada no momento certo, aumenta bastante a sobrevida do seu animal de estimação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo