Artigos

Cuidados na hora do adeus

O que fazer com o seu cão ou gato depois que ele morreu? Essa com certeza é uma pergunta muito delicada de respondida em um momento tão triste para a família do pet. Alguns optam por enterrá-los no quintal, outros os deixam em clínicas veterinárias ou procuram serviços especializados e há aqueles que jogam os animais em lixos, rios ou em terrenos vazios.

caes_gatos

A última alternativa, além de estar errada, é um desrespeito ao animal e à sociedade, criando um problema de saúde pública, pois nos grandes centros são acumuladas toneladas de corpos, muitos deles com doenças que podem ser transmitidas ao ser humano.

Se você optar por deixar o seu pet em uma clínica veterinária, o corpo do animal será encaminhado à prefeitura para ser incinerado, cremado ou enterrado em aterros sanitários. Porém, o aterro ainda não é a melhor opção, devido à contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Existem também os cemitérios que abrigam animais e que necessitam de permissão da prefeitura para funcionarem de maneira correta, seguindo as exigências de órgãos como a CETESB, a Vigilância Sanitária e o Centro de Zoonoses. Há ainda os crematórios especializados em animais.

Os pets podem transmitir a mesma doença que os mataram como a toxoplasmose, a leptospirose ou a raiva. Por isso, eles devem ser cremados e nunca jogados em rios ou enterrados em qualquer localização. A cremação é a melhor alternativa, além de ser a mais higiênica e segura à população.
Quando alguém enterra um bicho no quintal, o corpo em decomposição produz um líquido com bactérias e substâncias tóxicas que contaminam o solo. Com o tempo, o dono utiliza o terreno para plantações ou com outros objetivos, o que acaba contaminando outras pessoas que moram na casa.

O ideal é acionar o serviço de coleta de transportes e resíduos para que o seu bichinho de estimação seja incinerado e as sobras depositadas em um aterro, após um tratamento adequado para que não haja contaminação.

Hospitais, clínicas e consultórios também podem embalar e armazenar o corpo até a coleta do órgão competente. Já estabelecimentos comerciais como pet shops não podem solicitar o serviço público, pois precisam ter o gerenciamento de resíduos disponível.

Artigo AnteriorPróximo Artigo