Artigos

Gatos: bolas de pelos podem causar falta de apetite e obstrução intestinal

A auto-higienização dos felinos, popularmente conhecida como “banho de gato”, é a responsável por um problema de saúde comum, mas que poucos conhecem. São as famosas bolas de pelos que ficam soltos na pele destes animais e podem se acumular no trato digestivo enquanto eles se lambem.

Este hábito tão comum consome de 8 a 15% do tempo ativo dos gatos”, explica a Dra. Keila Regina de Godoy, veterinária da PremieR pet.

gato

As bolas de pelos são constituídas por pequenos tufos com formato tubular e cerca de cinco centímetros, que irritam a parede gástrica e levam ao processo de vômito. “A presença destes emaranhados pode levar o animal à falta de apetite, apatia e, em casos mais graves, uma obstrução intestinal”, atenta a veterinária. Segundo ela, alguns felinos são mais predispostos ao problema. Porém, há formas de se evitar ou diminuir a ocorrência desse desconforto. Como sua formação envolve aspectos comportamentais e crônicos, quando pensamos em prevenção torna-se necessário associar cuidados em três frentes: alimentação, higiene e enriquecimento ambiental.

Atualmente, já estão disponíveis no mercado alimentos de alta qualidade para os gatos que oferecem cuidados específicos, com níveis mais elevados de fibras nobres como a polpa de beterraba e a de aveia, que auxiliam no controle do problema. Produtos Super Premium para gatos de pelos longos e/ou castrados, geralmente possuem estas características e são os mais indicados nestes casos.

Outra maneira eficaz de se prevenir as bolas de pelos é promover a escovação diária, que remove o excesso da pelagem morta, evitando que sejam ingeridos. Os banhos também ajudam, mas o intervalo não deve ser menor que 15 dias, salvo sob orientação veterinária ou por necessidade de tratamento.

E por fim, devido ao fato de que o sedentarismo e o tédio potencializam o hábito de se lamber, o ideal é criar um ambiente que estimule brincadeiras, interação e exercícios físicos; é um cuidado complementar que auxiliará não somente esse problema, mas também a saúde física e mental destes pequenos felinos.

Fatores agravantes

  • Pelagem longa: o fato do pelo ser maior e mais abundante em algumas raças irá fazer com que a bola de pelo se forme rapidamente, neste caso, o vômito é mais frequente em raças como o Persa, Maine Coon, Ragdoll ,entre outros de pelagem longa ou semi longa, inclusive SRD (Sem Raça Definida).
  • Castração: além de ser um ato de higiene, a lambedura é um hábito prazeroso para os gatos, pois envolve a liberação de hormônios relacionados ao bem-estar. Animais castrados tendem a ficar mais tempo em casa, sendo menos ativos. O sedentarismo aumenta a frequência de lambeduras, o que os predispõem mais a formação das bolas de pelos.
  • Alimentação inadequada: a fibra da dieta é um importante ingrediente capaz de controlar a formação das bolas de pelos, pois é responsável pela “limpeza” do trato digestivo; funciona como uma “vassoura”,levando os pelos ao final do tubo digestivo para que sejam eliminados pelas fezes. Alimentos com baixa fibra e/ou com fibra de baixa qualidade não são capazes de exercer tal auxílio.
Artigo AnteriorPróximo Artigo