Artigos

Gatos conquistam espaço na vida das famílias modernas

Ter um animal de estimação é extremamente agradável, mas também exige muitas responsabilidades. Com a rotina atribulada que a maioria das pessoas vive ter um gato resolve o dilema sobre a maioria das dificuldades de ter um animal como companhia, pois são animais práticos, econômicos e, se bem criados, extremamente carinhosos.

gatos_familia_moderna_01

Felinos são independentes

O fato de os gatos serem animais independentes e não sofrerem com a ausência de humanos para lhes dar atenção é um dos pontos mais favoráveis de se ter um gato, principalmente por que cada vez mais famílias estão menores e repletas de atividades cotidianas, não tendo como revezar o cuidado com um animal de estimação e nem como dispor de tempo que comprometa os objetivos de vida.

A independência dos felinos vai além da pouca necessidade de interação social com humanos, pois estes brilhantes animais limpam-se por conta própria e não fazem sujeira pela casa. O banho de língua dos gatos garante sua higiene e evita que seus pelos se espalhem; e seu hábito de enterrar seus excrementos impede que haja necessidades em lugares inadequados e não incomoda os humanos com cheiros desagradáveis.

Custo de se ter um gato é baixo

Outro benefício que este animal proporciona é o fato de ser econômico. O custo para manter um gato costuma ser reduzido. Seu porte pequeno faz com que as despesas com ração, remédios e veterinário sejam baixas; suas características comportamentais fazem com que não tenham gastos com banhos e tosas; e eles dificilmente precisam ser adestrados, já que seus problemas de comportamento raramente são graves e incômodos.

A economia que os gatos proporcionam se estende ao fato de não haver necessidade de o humano manter um padrão de vida alto com uma casa espaçosa, pois os gatos se adaptam perfeitamente bem a casas modestas e apartamentos, já que aproveitam espaços verticais subindo em móveis e eletrodomésticos.

Os donos de gatos dificilmente têm de se preocupar em gastar mais com um lugar que seu bichano seja bem vindo, pois aceitação de gatos em condomínios costuma também ser maior, já que geralmente são silenciosos e não convivem nas áreas comuns – não deixando sujeira, cheiros ruins, nem mantendo contato com os outros moradores.

gatos_familia_moderna_02

Afabilidade dos gatos depende do dono

O jeito carinhoso do gato só depende de seu dono. Animais bem tratados e acostumados com a aproximação e aconchego dos humanos são dóceis, companhias agradáveis e livres de problemas para pessoas de qualquer idade.

Portanto, desfazer-se de preconceitos, não acreditando nos estereótipos negativos inventados sobre os felinos pode revelar uma grande oportunidade de realizar o sonho de ter no gato um bicho de estimação agradável e adequado à vida que se leva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo