Mercado Pet

Sem drama: como deixar seu cão tranquilo em um hotelzinho

Viajar e ter de deixar o cachorro em hotel geralmente é uma experiência bastante delicada que costuma deixar tanto cães quanto donos desconfortáveis e ansiosos. Porém, com planejamento e ações estratégicas antes da viagem é possível amenizar ou mesmo acabar com potenciais problemas.

caes_01

Prevenção e cuidados com a saúde física

O problema mais comum provocado pela mudança do ambiente da casa para o do hotel para cães é a suscetibilidade que o animal passa a ter a parasitas e doenças, que costuma ser desencadeada pelo estresse.

Para evitar tal problema, prevenir o enfraquecimento do sistema imunológico com antecedência é fundamental. O dono deve verificar se a aplicação de vacina e de vermífugo está em dia e se seu companheiro está livre de pulgas e carrapatos, realizando os procedimentos necessários semanas antes da permanência fora de casa.

O emagrecimento do cão é outra preocupação, já que também por conta do estresse muitos animais têm dificuldades de se adaptar a nova ração servida no local em que está hospedado. Servir a mesma ração que será disponibilizada no hotel para cães, pelo menos quatro dias antes ou servir rações mais gostosas e úmidas um pouco antes e pedir para que o mesmo procedimento seja feito durante a estadia são boas iniciativas para evitar rejeição à comida.

hotel_cachorro

Independência em nome do bem-estar psicológico

Outro aspecto importante é tentar desacostumar seu cão a comer somente diante da presença de seu dono, pois este costume geralmente faz o cão acreditar que ao parar de comer ganha atenção extra do dono. Este hábito pode ser potencialmente perigoso durante o período de hospedagem no hotel para cães, pois o animal pode parar de alimentar-se por crer que o dono irá aparecer de repente para lhe o dar carinho e a atenção tão desejados.

A independência do cão em relação ao dono deve ser trabalhada sempre e em todos os aspectos. Animais que são acostumados a viver como sombras de seus proprietários sofrem muito de ansiedade de separação, latindo ou chorando sem parar, destruindo portas com arranhões, mordidas e pancadas, babando, se lambendo ou se automutilando.

Nestes casos, deve-se procurar aumentar a autoconfiança do animal antes da viagem, dando a ele ocupações longe do dono; associando ausências de pessoas queridas a recompensas; e acostumando-o a não receber carinhos imediatos nos momentos de despedida e reencontro.

Estimular a autonomia do cão não significa não demonstrar carinho. Pode ser incluído entre os objetos a ser levados para o hotel junto com o cachorro uma peça de roupa usada por seu dono, pois desta forma ele poderá tranquilizar-se sentindo o cheiro.

Portanto, se o dono cercar-se de ações de demonstração de cuidado e carinho com o cão antes e durante o período de ausência da viagem, poderá desfrutar de passeios tranquilos sem culpa, pois terá deixado seu companheiro livre de atribulações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo