Artigos

Erva do gato estimula sentidos do felino e não vicia

Muitas pessoas podem pensar que a erva do gato podem deixar o animal fora de si, com comportamento alterado e se tornar um viciado, mas a erva é recomendada por muitos veterinários e criadores que apoiam a utilização da erva em diversas situações, já que não causa efeitos colaterais.

gatos_erva_02

Conhecida cientificamente como Nepeta Cataria, a erva faz parte da família das hortelãs. Popularmente, a erva gato também é a erva-gateira, erva-gato, catnip, catmint (inglês) e neveda dos gatos. Em suas folhas existe uma substância chamada Neptalactone, que age no cérebro do animal. Para ser oferecida aos gatos, a erva passa por um processo de desidratação que preserva o seu odor. Em seguida ela pode ser acondicionada em diversas opções de brinquedos, como os ratinhos de feltro, novelos de lã e até mesmo dentro das almofadas onde os gatos descansam. Os benefícios da erva também incluem o alívio de stress e ensina os gatos a utilizar os seus brinquedos.

Se colocar um pouco da erva do gato desidratada no arranhador, por exemplo, o gato passará a afiar as unhas no brinquedo, esquecendo o sofá e outros móveis que não trarão a mesma sensação de relaxamento. O uso correto da erva acostumará o gatinho a afiar as unhas no lugar certo e o ensinará a brincar com os seus próprios brinquedos. Após brincar bastante, o animal irá relaxar dormindo por bastante tempo para repor todas as energias.

Originada na Europa e na Ásia, logo foi para o Japão e para a América do Norte, tornando-se comum. Seu cultivo pode ser feito em casa e seu tamanho pode chegar até 50cm. O mais recomendado é o seu cultivo em adubos químicos, para o sabor da planta ser mais intenso. Cerca de 80% dos felinos reagem à planta, incluindo leões, onças e inclusive os gatos. O odor exalado pela planta é percebido pelo órgão da Jacobson, que fica no cérebro do gato, por exemplo, estimulando o seu instinto predador.

Como a reação a planta é herdada geneticamente, alguns gatos são imunes ao seu efeito, enquanto outros têm uma reação maior, geralmente os machos. Os gatos em idade reprodutiva, após os seis meses também são mais sensitivos a erva do gato. Sua reação dura apenas alguns minutos e contribui para a saúde geral dos gatos e gatas permitindo que eles continuem brincalhões durante anos de vida.

Para que a erva tenha efeito sobre o animal é preciso que a essência das folhas seja liberada. Por isso que muitos pets tentam morder, mastigar e rolar sobre ela. A recomendação é que seja dada ao animal uma porção pelo menos duas vezes por semana.

gatos_erva_01

À venda em lojas de plantas ou petshops, pode ser adquirida na forma de planta, sementes, erva desidratada e spray. Com diversas propriedades medicinais a erva é analgésica, calmante, estomáquica, expectorante e sedativa. Sua utilização é extremante natural e saudável.

Vale lembrar que a erva gato é uma droga terapêutica, sem nenhum efeito tóxico e dependência física e química. Procure sempre comprar o produto em lojas confiáveis e dê preferência a ervas sem agrotóxicos, cultivadas no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo