Mercado Pet

Serviço de babá ganha espaço entre donos que viajam muito

As diversidades de serviços prestados para garantir o conforto dos animais de estimação têm ganhado força nos últimos anos. Até pouco tempo, tínhamos como opção, o passeador de cães e os hotéis para animais. Agora, imaginem uma empresa que pode oferecer tudo isso e ainda garantir que o pet fique no conforto do seu lar enquanto você viaja?

O serviço prestado pelos Pet Sitter, expressão que pode ser traduzida como babá de mascotes tem crescido no país e a tendência é que aumente ainda mais a procura. Apesar de não ser tão popular e o nome babá de animais ainda soar estranho, as pessoas que já contrataram o serviço notaram as vantagens oferecidos por estes profissionais.

O My Pet’s Nanny, localizado na zona sul da capital paulista presta o serviço de Pet Sitter desde 2010. Com pessoas treinadas para cuidar dos animais, a empresa oferece atendimentos a domicílio que variam de 40 minutos a uma hora. Neste período, o animal recebe todos os cuidados necessários para garantir o seu conforto.

Uma das clientes do My Pet’s Nanny, Aline Diniz, conta a razão pela qual resolveu procurar o serviço: “Eu conheci o My Pet’s Nanny por meio de uma busca na internet. Precisava de alguém para cuidar da Mel, pois estava viajando quase todos os feriados, já que minha família mora no Rio. Ficava aflita quando a deixava sozinha. Não conseguia relaxar e aproveitar a viagem, pois ficava o tempo todo pensando em como ela estava. Meu medo maior era que, por ser filhote e muito ativa, ela se machucasse e ficasse sofrendo sozinha até eu voltar”, declara.

caes_rec

Dentre as atividades mais comuns estão à reposição do alimento, troca da água, higienização do local onde fazem suas necessidades, brincadeiras, administração de medicamentos quando necessário e o passeio com os cães. Todas as atividades são feitas por profissionais capacitados que recebem treinamento antes de cuidar dos animais.

As formas de atendimento vão desde o Pet Sitter em casa, que consiste em cuidar do animal enquanto o seu dono está viajando ou quando ocorre imprevistos durante o dia, neste caso o dono liga para o seu Pet Sitter e pede para que vá a sua casa cuidar do animal. Existe também o atendimento fixo, em que a Pet Sitter leva o cão para passear quando seu dono não pode, aos sábados quando trabalha, por exemplo. Muitos donos têm uma rotina de trabalho muito intensa e não conseguem prever o horário que vão chegar em casa, neste caso existem os atendimentos programados, em que o pet terá uma companhia sempre que necessário.

Para muitos donos, manter seus animais de estimação em casa é uma forma de minimizar a saudade que eles sentirão de seus donos enquanto estiverem fora. “A maioria de clientes que nos procuram é porque o animal não se adaptou ao hotel e buscam uma alternativa. Acredito que tenham excelentes hotéis em São Paulo, porém o cliente tem que estar de olho, não deve escolher por preço, tem que questionar sobre os cuidados, olhar como será feito, quem cuidará, etc. Isso vale para os serviços de Pet Sitter, o cliente tem que procurar um serviço de qualidade, com pessoas capacitadas, para que não tenha problemas, e sim soluções”, declara a médica veterinária Vanessa Gontijo, do My Pet’s Nanny. Contudo, a contratação do serviço nem sempre pode ser feita por qualquer pessoa. Voltado principalmente para classes A e B, o serviço fica em torno de R$50 a R$70 reais a hora.

Para aqueles que ainda se sentem confortáveis em receber um desconhecido em casa para cuidar do seu animal, vale saber que no quesito segurança o serviço também tem agradado. “O serviço prestado pelo My Pet’s Nanny é sério e as pessoas não precisam ter medo de deixar uma pessoa “estranha” entrar na sua casa. Já utilizo o serviço há mais de um ano e nunca tive problemas em casa”, declara Aline Diniz.

O serviço de Pet Sitter tem despertado também uma nova opção de trabalho para pessoas que gostam de animais. A Dra. Andressa Gontijo, médica veterinária, conta como é possível se tornar Pet Sitter: “Hoje possuímos dois tipos de treinamentos, o online e o presencial. No módulo online, o profissional monta seu currículo como pretende, temos diversos módulos que podem ser interessantes tanto para quem quer se tornar Pet Sitters como quem quer trabalhar com outras áreas pet. Esses cursos podem ser feitos por qualquer pessoa em qualquer lugar do Brasil. O presencial é um sábado inteiro, voltado para quem quer ser Pet Sitter, realizado em São Paulo, a cada 3 meses”.

Apesar de não haver restrições no atendimento aos animais, muitos cães ou gatos são muito bravos e desconfiados e podem não aceitar no primeiro momento a presença de uma pessoa estranha em seu ambiente. Antes de contratar o serviço de Pet Sitter, é importante marcar uma hora com o profissional, para que ele vá à sua casa e conheça os hábitos do animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo