Artigos

Iguanas precisam de ambiente com luz e temperaturas ideais

Assim como as rãs ou os sapos, outro réptil popular no mercado para se ter como estimação é a iguana. Muito comum nas regiões tropicais, desérticas, e do México, o animal só deve ser comprado de um criadouro autorizado pelo IBAMA, e deve vir com um microship com o número de registro oficial.

iguana

Diferentes espécies podem ter as suas cores variantes entre verde-limão a marrom-acinzentado, medindo cerca de 1,50m a 1,80m, e com uma expectativa de vida de 10 a 20 anos.

Habitat

Um terrário deve ser adquirido, além de um bom sistema de aquecimento. É interessante ter uma luz ultravioleta para ajudar na produção de vitamina D. A umidade do ambiente deve estar entre 70% e 80%, e pode ser calculada por um medidor.

Alimentação

Insetos como o grilo, a barata e filhotes de rato podem ser dados até duas vezes por semana. Além disso, rações específicas, frutas, verduras, legumes, e ovos também são aceitos. Os insetos e ratos podem ser encontrados em lojas especializadas.

Doenças

A descalcificação é a lesão mais comum na raça, resultado de uma alimentação desequilibrada e desinformada. Os sintomas são inchaços nos membros e nas mandíbulas, e dificuldade na hora de comer. O tratamento pode ser feito com injeções de vitaminas e minerais.

Outros problemas como paralisia das patas traseiras e da cauda têm relação com a falta de vitamina B1 no organismo, e o contato excessivo com a umidade e a sujeira, além de feridas no nariz e na face devido ao contato com o terrário, podem levar a cicatrizes e a infecções. Para evitar as queimaduras, instale lâmpadas de difícil acesso e alcance para o animal.

A salmonelose, transmitida por infecção, pode causar diarréia e vômitos nos seres humanos. Por isso, o terrário precisa estar sempre limpo, e o dono com as mãos lavadas depois do contato com o pet. As fezes devem ser removidas diariamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo