Artigos

Calmas e de vida longa, tartarugas são opção prática de pet

Ter um aquário com tartarugas pode ser uma opção viável para os donos que gostam de animais calmos e de fácil contemplação. Porém, são necessários alguns cuidados para que o seu bicho de estimação viva durante muitos anos, e bem cuidado.

tartaruga_rec

A dimensão do aquário deve ser pensada de acordo com o tamanho do pet. O local precisa ser seco, e com uma área para que eles possam sair da água quando precisarem. Não se deve tampar o recipiente para evitar a umidade, e consequentemente, o aparecimento de doenças. Vale lembrar que as tartarugas não vivem bem com peixes.

Elas crescem, em média, 3 cm por ano, e vivem por 30 a 40 anos, se forem bem cuidadas. O sexo só pode ser observado depois dos 5 anos de idade. Elas não têm dentes, mas mordem forte. E não podem comer fora da água, se não correm o risco de engasgar.

A dieta é feita por meio de ração e de verduras. A tartaruga pode se alimentar das plantas do aquário, que contém vitamina A. O hibisco, a papoula e a couve são mais alternativas de alimentos.

A luz do sol, além de prevenir os fungos, ajuda a sintetizar a vitamina D3, que produz cálcio para a carapaça. Por isso, deixe o aquário próximo ao sol pelo menos três vezes por semana. Caso a iluminação seja artificial, use lâmpadas, incluindo a ultra-violeta.

É importante que o aquário seja limpo com filtros submersos. A troca da água deve ser feita uma vez por semana, mantendo o fundo sem objetos para que o animal não engula nada.

A temperatura ideal do aquário deve ser de 24° a 30° C, com o uso de aquecedores. Durante a hibernação, as defesas imunológicas das tartarugas diminuem, por isso, não deixa-as doentes ou machucadas. Mudanças constantes de ambiente podem estressar o animal.

As doenças mais comuns são os fungos, com pequenas bolas brancas de algodão grudadas na pele. As tartarugas eliminam escamas da carapaça, mas elas são um processo natural do organismo. Problemas respiratórias, inchaços e a carapaça mole são outros males comuns na espécie. Elas também podem transmitir a bactéria da salmonela para os humanos.

Sempre lave as mãos, após o contato com o pet. Ponha uma tela sobre o aquário, se você tiver gatos, cachorros ou outros animais. Se puder, monte também uma caverna como esconderijo. As tartarugas devem ficar a maior parte do tempo imersas, se não, tentarão fugir pelas paredes do aquário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo