Artigos

Entender comportamento dos répteis é fundamental para criação doméstica

Pets reptilianos possuem características únicas, que não se assemelham na criação de gatos, cachorros ou peixes, por exemplo. Por isso, é extremamente necessário aprender seus hábitos, tipo de alimentação, comportamentos e como vivem.

iguana

Como essa espécie de animal é hospedeira em potencial da bactéria salmonela, é muito importante lavar as mãos após brincar com os bichos e evitar contato com olhos e com a boca, principalmente se tratando de crianças pequenas. No caso, os lagartos precisam de atenção especial durante a troca de pele.

Na legislação, todo animal não ameaçado de extinção pode ser criado comercialmente. Mas existem leis que limitam o número de criadouros autorizados à reprodução desses animais. Quando o dono for comprar um réptil, é preciso que seja verificado se o estabelecimento tem a autorização do IBAMA e se o animal possui uma nota fiscal comprovando suas origens.

É fundamental também conhecer a temperatura ideal da espécie que você irá comprar (seja um lagarto, uma cobra, uma salamandra, uma aranha ou qualquer outra espécie) para adequá-lo a um terrário específico.

Espaço

Tenha certeza de perguntar a um profissional quanto o filhote irá crescer para você construir um ambiente com espaço adequado ao pet. Uma tartaruga-tigre pode chegar a 40 centímetros e algumas cobras adultas a mais de quatro metros. Terrários ou aquários são as melhores alternativas e devem ter pedras, plantas, iluminação e um aquecimento adequado e monitorado.

Alimentação

Os répteis podem ser herbívoros ou carnívoros. Por isso, além da ração específica, a adição de alimentos como insetos, baratas, legumes, frutas e outros tipos de carne são recomendadas.

Os animais movimentam-se e comem menos durante o frio para que o corpo reserve mais energia. Outros animais como os jabutis e as tartarugas chegam até a hibernar.

Temperatura corporal

Répteis sofrem com variações de temperatura e umidade no aquário ou no terrário, por serem bichos de sangue frio. Por isso, compre aquecedores nestes casos e proteja-os das correntes de ar.

Além disso, lâmpadas e placas aquecidas em troncos são outras boas opções. Fique atento, pois produtos de baixa qualidade podem queimar o seu pet. Se tiver tartarugas, veja se o lago está quente o suficiente. A temperatura ideal é: 28 °C a 32 °C. Luzes com raios ultravioleta são necessárias para que os bichos produzam vitamina D, fundamental para a saúde dos ossos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo