Artigos

Como dar banho em um gato

15_como_dar_banhoFelinos costumam mesmo não ser muito amigos dos banhos
Crédito: Guilherme Solari

O gato é um animal bastante limpo, sem necessidade de tomar muitos banhos, uma vez que tomam seus famosos “banhos de língua”. As lambidas não tiram todas as impurezas do pelo do animal, especialmente nas raças com pelos mais longos, o que pode tornar o banho necessário. Uma boa ducha também ajuda a diminuir a quantidade de pelos pela casa e pode ser preciso para desembaraçar a pelagem dos felinos de pelo longo, assim como para tratar de problemas dermatológicos ou para o controle de pulgas.

Gato não gosta de banho?

Por incrível que pareça, alguns gatos apreciam bastante tomar um bom banho, mas isso varia muito do quanto ele foi acostumado com a prática e da personalidade do bichano. Porém, na maioria das vezes, os felinos de fato não apreciam tomar um banho.

Frequência

Nem o mais peludo e porcalhão dos bichanos precisa de mais do que um banho a cada quinze dias. Na maioria das vezes, um único banho por mês é suficiente.

Preparação

Deixe separado todos os produtos necessários para o banho, de preferência em um lugar onde a água pode se espalhar no caso de um provável escândalo felino, como uma banheira, pia grande ou bacia. De preferência, em algum lugar com um chuveirinho.

Utilize apenas produtos específicos para o animal, sem improvisar com xampus para seres humanos, assim como uma toalha para secar o gato depois. Deixe a água em uma temperatura morna e agradável e escolha um dia quente para a operação limpeza.

Vista roupas práticas e que podem ser molhadas e de preferência chame alguém para ajudar. Um deve segurar e o outro lavar o bichano. Também é uma boa idéia cortar as unhas do felino antes do banho, por precaução.

Durante o banho

Provavelmente será preciso conter o animal para que ele não saia voando. Segure com firmeza na nuca do animal, pressionando-o de leve para baixo, sempre com cuidado para não machucar o gato.

Molhe o bichano do rabo até a cabeça, mas tenha cuidado para que não entre água no ouvido do animal, o que pode causar uma infecção. Uma técnica boa para o rosto é molhar a sua mão e passá-la pela cabeça ao invés de colocar a água diretamente.

Comece a ensaboar o bicho, tendo cuidado com os olhos, e deixe a xampu atuar pelo tempo especificado na embalagem (costuma ser entre 5 e 10 minutos). Enxague muito bem o gato, pois o produto pode irritar a pele do felino ou ser ingerido quando o animal se lamber.

Secando

Esprema o pelo do animal para que o excesso de água saia. Pouquíssimos gatos ficam confortáveis com um secador, mas se for o caso, mantenha o aparelho longe para não esquentar muito o bicho e deixe sua mão no lado para se certificar que não está muito quente. O bichano pode ir se acostumando com o secador se você for expondo o animal aos poucos durante diversos banhos.

Se o gato não aceita o secador, pressione a toalha contra o pelo esfregando de leve. Se possível, deixe o felino já meio seco em uma varanda ou quintal que receba sol, onde ele decerto ficará se secando por vontade própria e se lambendo, tentando arrumar a bagunça que você aprontou no pelo dele.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments