Artigos

Cuidados com o transporte e ambientação de peixes novos no aquário

Molly PCrédito: Molly P”

Você acaba de sair do Pet Shop feliz da vida com sua nova aquisição. Trata-se de um belo peixe Néon. Extremamente sensível, a exemplo de outras espécies, o animal necessita de cuidados especiais para ser transportado em segurança. Vale lembrar que a temperatura da água, bem como seu pH, compatibilidade para a socialização com outros animais aquáticos, entre outros, também devem ser levados em conta para receber o novo morador de forma adequada.

Todos esses cuidados são importantes, uma vez que muitas mortes acontecem no percurso da loja até o novo lar, ou em um curto período de tempo devido à má adaptação ao novo ambiente por parte do peixe.

Ao sair da loja, por exemplo, o dono deve ter em mente o estresse sofrido pelo animal. Para obter sucesso no transporte, escolher um exemplar saudável é fundamental. Nesse caso, os mais intensamente coloridos e espertos do grupo são os indicados. Se possível, o dono deve verificar o apetite do animal, isso porque bichos doentes não apresentam fome.

Na hora do transporte, certifique-se que haja água suficiente no saco plástico. Caso tenha mais de um exemplar no saco, e a viagem dure mais de duas horas, peça que o vendedor coloque oxigênio líquido. Vale lembrar que o peixe deve ser transportado no escuro para não se estressar.

Já em casa, na hora de colocar o peixe no aquário, o dono deve verificar se o pH e temperatura da água são iguais ao da loja onde o animal foi comprado. Isso porque uma mudança de mais de 0,2 no pH ou 2ºC na temperatura, num período inferior a 8 horas, é estressante e pode ser fatal.

No momento de soltar o peixe, é importante que o saco fique boiando por no mínimo 10 minutos dentro do aquário. Isso permite que a temperatura dos dois ambientes se ajustem. Após esse período, abra o saquinho plástico e adicione, aos poucos, a água do aquário para equilibrar o pH. Caso haja outros peixes já morando no aquário, uma boa maneira de distraí-los enquanto solta o novo morador é jogar um pouco de comida e desligar a luz do aquário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo