Artigos

Animais cardíacos inspiram cuidados durante férias

Férias de verão dias quentes e ensolarados, propícios para viagens para a praia. Como não são raras as ocasiões em que a família decide levar seus animais de estimação, vale ficar atento a uma série de cuidados – em especial com cães e gatos que apresentem problemas cardíacos. Isso porque os pets são mais sensíveis a variações de temperatura, o que pode agravar dores, desconfortos e falta de ar.

Ofereça muita água para o seu pet e o deixe sempre num lugar com sombra. Fonte: Flickr.
Ofereça muita água para o seu pet e o deixe sempre num lugar com sombra. Fonte: Flickr.

Segundo o consultor da Ferox e veterinário Marco Barrouin Melo, especialista cardiovascular em eletrocardiografia para cães, gatos, equinos e animais silvestres, os sintomas das doenças cardíacas se acentuam de acordo com as características de cada estação do ano. Na primavera e verão, por exemplo, em que os dias costumam ser mais quentes e úmidos, os animais tendem a se sentir ofegantes e mais cansados. O mesmo pode ser observado em extremos de dias muito secos, com baixíssima umidade relativa do ar.

Diante da sensibilidade de cães e gatos cardiopatas, os donos devem planejar tanto o destino de suas férias quanto o trajeto que farão, a fim de garantir o bem estar dos animais. “Nas viagens para regiões montanhosas e também para a praia, é importante que o animal cardiopata seja submetido a avaliação criteriosa com seu médico veterinário, pontua Barrouin Melo.

Passeios de carro

Durante o trajeto da viagem de carro as paradas também são mais que importantes. Desta forma o animal tem a possibilidade de se movimentar e tomar água. Vale lembrar ainda, que com as temperaturas elevadas, até mesmo caminhadas curtas podem ser prejudiciais para os cães que sofrem de problemas cardíacos, portanto, eles jamais devem ser expostos ao sol quando se exercitarem.

Para o conforto e descanso do pet, deve ser providenciado um local fresco e sempre na sombra. Segundo o veterinário, o dono deve oferecer também bastante água para ajudar a controlar a temperatura corporal do bichinho, especialmente em casos em que o pet toma remédios controlados. Como último alerta, o veterinário orienta que “cães que já apresentaram edema pulmonar e que estejam se recuperando de cirurgias devem ser poupados de viagens desse tipo”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo