Artigos

Dicas para ensinar o seu cão a urinar nos lugares certos

Muitos cães insistem em urinar onde não devem. Porém, fazer xixi em lugares inapropriados pode ser uma forma que o pet tem de chamar a atenção. Em sua mente, as broncas dadas não são algo ruim, mas uma forma de o dono estar sempre por perto, mesmo sem oferecer carinhos ou petiscos.

Paciência e dedicação até seu pet aprender. Fonte: Flickr.
Paciência e dedicação até seu pet aprender. Fonte: Flickr.

A falta de adestramento pode ser mais uma razão. Existem cachorros que durante o dia até conseguem urinar fora de casa, mas acabam esperando a madrugada inteira à espera de um passeio na rua, por não saberem aonde fazer xixi dentro da residência.

Tenha tempo para adestrar o seu pet

Normalmente, o treinamento para que um cão adulto mude esse tipo de hábito pode durar cerca de um mês. É importante que o dono tenha tempo para ensinar adequadamente. Todos os membros da casa devem participar: é um processo que requer atenção, se não o cão não irá entender e nem gravar os ensinamentos corretamente.

O importante é a persistência e o trabalho contínuo. Desse modo, o animal, aos poucos, entenderá a nova rotina estabelecida. De forma alguma dê sustos no pet, grite, bata ou esfregue o focinho dele na urina. Tais comportamentos podem traumatizá-lo, fazendo com que ele ache errado fazer xixi em um local específico, por exemplo.

O cão deve associar o ato de urinar a um momento prazeroso e que será recompensado. Procure levá-lo ao espaço que você determinou e, quando ele terminar, dê biscoitos e agrados para ele perceber que acertou. Se ele voltar a errar, bata palmas uma vez e diga a palavra “não”. Na próxima vez, leve-o ao lugar certo até ele aprender.

Machos costumam escolher espaços inclinados nas ruas, onde a probabilidade de molharem as patas é menor. Sempre que sentir o cheiro de outro cão, ele fará questão de urinar para demonstrar que aquela área é dele.

Limpe o local de forma correta e rotineiramente

Quando o lugar do xixi não é higienizado de forma apropriada, o cão se sente estimulado a urinar sempre ali. Tapetes, capachos e gramas costumam ser alvos de escolha do pet, devido ao estímulo tátil e porque absorvem a urina mais rápido.

Cães não gostam de dormir no mesmo lugar onde fazem suas necessidades. Por isso, estabeleça o lugar do xixi a aproximadamente três metros de distância dos potes de comida, água e da casinha. Tudo deve ser limpo frequentemente. Cães de pequeno porte costumam gostar de tapetes higiênicos, pois urinam menos.

Evite o uso de fraldas

Fraldas não são indicadas pois podem causar assaduras e contenção da urina, que a longo prazo, pode se transformar em uma cistite e/ou pedras nos rins. Quando escolher o lugar certo, amasse uma folha de jornal, abra-a novamente e a estenda no chão. Por cima, coloque uma folha de jornal que não está amassada, isso ajudará a absorver melhor o xixi. No início, cubra toda a superfície com jornal e deixe o pet fazer as necessidades onde quiser. Depois, diminua a área, e após um mês, deixe o jornal apenas onde o cão deve urinar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo