Artigos

Higiene oral do seu pet

18_higiene_oral_do_seu_petUma boca saudável é tão importante aos pets quanto às pessoas
Crédito: CC ADQ

Assim como nos seres humanos, a higiene oral é muito importante para o bem estar dos pets. Cães e gatos não costumam ter cáries, mas acumulam excesso de tártaro com facilidade, formando a placa dentária. Quando a placa se torna mais amarelada já está formado o tártaro, que só pode ser removido por uma limpeza profissional.

Esse quadro também pode causar gengivite, a inflamação das gengivas, e em casos extremos a doença periodontal, que é a corrosão dos tecidos entre o dente e a gengiva. A doença periodontal, ou periodontite, pode levar à perda dos dentes e em casos extremos até infectar os órgãos vitais do bicho.

Prevenção

“A partir de 2 ou 3 meses de idade, quando caem os primeiros dentes de leite, o cachorro já pode ter os seus dentes escovados pelo dono”, disse o veterinário Alexandre Venceslau, especializado em odontologia veterinária. “Quanto mais cedo começar, também é melhor, pois o animal se acostuma mais facilmente ao procedimento”. Vale lembrar que animais que se alimentam com ração seca têm menor tendência a acumular tártaro.

Há no mercado pastas com sabores como carne ou frango, que facilitam a aceitação pelos animais. A escovação deve ser diária, uma vez ao dia. Durante a escovação, limpe bem junto à gengiva, onde a placa costuma se formar com mais facilidade. “O dono pode usar escovas infantis, com as cerdas mais macias, para fazer a limpeza, mas existem também escovas dentárias específicas para cães e gatos”, explica Venceslau.

Não utilize pasta de dentes para seres humanos pois elas podem causar irritação no estômago dos pets. Entre as diversas opções de creme dental no mercado, a pasta enzimática C.E.T., da empresa Virbac, é a única com comprovação científica.

Tratamento periodontal

Trata-se da extração do tártaro através de uma cirurgia odontológica. O tratamento periodontal fornece a mais completa limpeza dos dentes do animal, que precisa ser submetido a uma anestesia geral. Os dentes são raspados e polidos com uma pasta especial. Com relação à anestesia, os riscos são mínimos, uma vez que existem protocolos anestésicos com uma margem muito grande de segurança e as funções vitais do animal são monitoradas durante todo o procedimento.

Biscoitos e brinquedos

Existem no mercado uma série de biscoitos, ossinhos artificiais e rações especiais que prometem ajudar a prevenir o acúmulo de placa bacteriana, mas muitos veterinários defendem que apenas a escovação ou o tratamento periodontal (extração) garantem uma limpeza real para a boca do seu pet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments