Artigos

Pets recolhidos das ruas precisam de cuidados especiais

Apesar de ser considerado crime, muitos cães e gatos ainda são vítimas de violência e desamparo. No Brasil, a estimativa é que existam 30 milhões de pet abandonados pelas ruas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Para quem comete o delito de maus-tratos ao animal é aplicado a Lei Federal nº 9.605 de 1988 (Lei de Crimes Ambientais). Já o crime de abandono de animais está inserido no Art. 164 do Código Penal. A pena pode ser multa ou detenção de 15 dias a seis meses.

Muito carinho, cuidado e dedicação. Fonte: Flickr.
Muito carinho, cuidado e dedicação. Fonte: Flickr.

Embora o cenário ainda seja desfavorável para muitos deles, principalmente, por falta de lar, há associações e grupos voluntários que lutam para dar uma vida melhor aos pets. Na entrevista abaixo, a médica veterinária Letícia Tortola, especialista em nutrição de cães e gatos do Grupo Guabi, dá algumas dicas sobre os cuidados na nutrição de animais retirados das ruas.

Por que adotar animais de rua?

A adoção de animais de rua é um ato louvável, porque além de contribuir para reduzir o número de animais vagando nas ruas, possibilita a esse animal cuidados que talvez nunca tenha recebido como: abrigo, alimentação correta, acompanhamento veterinário e, principalmente, muito carinho e amor.

Quais são as condições físicas desses animais?

Os animais de rua, normalmente, estão muito debilitados, imunodeficientes e com perda severa de massa muscular decorrentes da má nutrição que sofreram durante todo esse período. Além disso, podem possuir diversas carências nutricionais como: deficiência de proteínas, vitaminas e minerais.

O que podemos fazer para mudar essa situação de desnutrição?

Primeiro é preciso levar seu novo amigo para fazer um check-up com um médico veterinário para verificar seu estado de saúde realizando todos os exames necessários. Se os resultados estiverem normais, o veterinário irá proceder com a vermifugação, vacinação e talvez com a castração, evitando assim crias indesejadas e mais abandono. Importante: Não dê suplementos vitamínicos, minerais ou energéticos sem o consentimento do veterinário.

Qual é a quantidade de alimento indicada para esse animal que acabou de chegar da rua?

Quando um animal é recolhido das ruas, pensa-se logo em encher um pote de ração e oferecer ao animal para saciar sua fome. Mas esta prática não é recomendada. Lembre-se: o animal pode não estar acostumado a receber esse grande volume de alimento de uma única vez. O excesso no estômago pode causar principalmente vômitos. O ideal é oferecer alimento e água em pequenas porções ao longo do dia para não sobrecarregar o sistema digestivo.

Como escolher o alimento apropriado para o animal?

A ração ideal deve ser orientada pelo médico veterinário após a realização dos exames clínico e laboratoriais. O pet pode apresentar alguma doença específica que necessite de uma nutrição especial. Agora, se o animal estiver somente com desnutrição e sem nenhuma outra doença concomitante, o mais indicado é oferecer um alimento industrializado, de boa qualidade, como rações secas, enlatadas ou saches.

Podemos oferecer comida humana para esse animal?

A ração deve ser o alimento fornecido por ser completo e balanceado. Esse produto contém todos os nutrientes que os animais necessitam. No caso dos animais desnutridos, o alimento deve conter alto conteúdo de proteínas e gorduras (extrato etéreo). É possível encontrar facilmente essas características em um alimento Super Premium, enlatados ou saches.

Qual a porção que devemos oferecer ao animal?

Na própria embalagem do produto há instruções de quantidade com base no peso do animal. Lembre-se que essa quantidade descrita é apenas uma orientação e variações individuais podem ocorrer. Consulte um veterinário.

Como saber se o animal está com o estado físico correto?

É importante pesar o animal periodicamente. Se o animal estiver abaixo do peso ideal e continua não ganhando peso, a quantidade de alimento deve ser aumentada. Cães adultos devem receber pelo menos duas refeições diárias enquanto os filhotes, de três a quatro. Já para os gatos, é recomendado oferecer a quantidade total dividida ao longo do dia.

Essa recuperação é rápida?

Se o animal estiver abaixo do peso, a nutrição adequada propiciará aos poucos ganho de peso e, principalmente, massa muscular ao animal, que ficará cada vez mais ativo e saudável. É difícil estipular um tempo, mas a grande maioria tem uma recuperação rápida. Tudo vai depender principalmente de uma nutrição adequada, além de muito amor e carinho.

Para finalizar algumas recomendações para quem está pensando em adotar um animal?

Os animais, sem dúvida, proporcionam muito amor e alegria, mas precisam de cuidados, abrigo, banhos regulares, ração de boa qualidade, vacinas, além de cuidados veterinários e medicamentos quando necessários. Levá-lo ao veterinário antes de introduzi-lo ao convívio com outros pets da casa é muito importante. Adotar um animal é uma ação louvável, mas exige disciplina, responsabilidade e comprometimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo