Artigos

Pequenos animais que podem te matar em minutos

Com paisagens de tirar o fôlego e animais majestosos, a natureza é praticamente a oitava maravilha do mundo. Mas cuidado, toda rosa tem seus espinhos e com uma vastidão tão grande de espécies, é claro que a Mãe Natureza tem seus meios de se defender. Confira então a nossa lista de animais que, apesar de pequenos, podem fazer um estrago bem grande em você.

Formiga colheitadeira

Ataque conjunto. Fonte: Flickr.
Ataque conjunto. Fonte: Flickr.

Esse inseto do tamanho de uma bala Tic Tac engana no primeiro olhar. Preocupadas em construírem e fortificarem seu formigueiro, as colheitadeiras não possuem uma natureza agressiva, isso até terem sua moradia ameaçada.

são necessárias 12 picadas para matar um rato de 2kg. Até ai, não apresenta uma grande ameaça para os seres humanos. No entanto, uma única picada da colheitadeira causa uma dor fortíssima que dura até quatro horas, mas isso ainda não é a pior parte. O veneno dessas pequenas trabalhadoras possui uma substância alcalina que funciona como um alarme para as demais colheitadeiras.

Em outras palavras, uma única formiga, com uma única picada, pode mandar o formigueiro inteiro atrás você. Mas ainda não é a pior parte. Diferente de outras espécies, a colheitadeira tem um procedimento diferente na hora de atacar. Quando pica, a formiga trava sua mandíbula, o que a permite injetar veneno e picar sua vítima quantas vezes ela quiser. Agradável, não?

Mas não se preocupe, as colheitadeiras vivem em abundância no Arizona, Estados Unidos.

Água-Viva Ikukandji

Não se esqueça da meia fina. Fonte: Flickr.
Não se esqueça da meia fina. Fonte: Flickr.

Essa minúscula criaturinha de até 25 milímetros de comprimento é um dos motivos pelos quais milhares de surfistas e salva vidas na Austrália não têm vergonha de entrar no mar usando meias finas.

Seu veneno é tão letal que com apenas uma pequena picada, uma pessoa pode morrer de ataque cardíaco em 20 minutos se não for tratada. A princípio é difícil perceber a picada da água-viva, a aparência é a de uma picada de mosquito comum, o que faz as pessoas ignorarem a vermelhidão.

Porém, a dor e os sintomas começam a aparecer cerca de 5 minutos depois da picada e se você for para um médico receber tratamento, prepare-se para minutos que mais parecerão anos. Alguns dos sintomas do veneno da Ikukandji são náusea, vômitos, dor de cabeça intensa, dor nas costas, dor muscular no abdomen e peito, suor intenso, ansiedade, hipertensão, taquicardia e edema pulmonar. Que simpático.

Outro fato curioso sobre o efeito da toxina da Irukandji no organismo humano é que, pacientes que foram picados pela água-viva sofreram o que foi chamado de “Juízo Final” onde imploravam para que os médicos os matassem para que não sofressem mais com os sintomas.

Mas calma, há cura para as picadas da Irukandji. E um jeito de se prevenir é usar as meias finas que citei acima. Como a água viva é muito pequena, ela não consegue atravessar o tecido da meia fina e picar a pele.

Escorpião Amarelo da Palestina

Amiguinho da ciência. Fonte: Flickr.
Amiguinho da ciência. Fonte: Flickr.

Também conhecido pelo delicado e fofo nome de Escorpião Perseguidor da Morte, esse habitante das terras áridas da África e Oriente Médio possui um veneno que é um coquetel de neurotoxinas. Seus sintomas são gradativos e começam com uma dor intensa, seguido de febre, convulsões, possível coma, paralisia corporal e morte.

A intensidade do veneno do Escorpião Amarelo da Palestina pode ser justificada pela sua anatomia. Diferentemente de outras espécies de escorpião, como o Escorpião Negro, o Perseguidor da Morte não possui pinças grandes e fortes. Isso possibilita a futura vítima de escapar, por isso, é preciso de uma picada rápida e forte para abater a vítima.

Mas o Escorpião Amarelo da Palestina não tem só defeitos, ele é muito útil para a ciência uma vez que seu veneno possui substâncias que auxiliam no tratamento de células cancerígenas no cérebro. Viu como as aparências enganam?

Polvo de Aneis Azuis

Não ignore os aneis azuis. Fonte: Flickr
Não ignore os aneis azuis. Fonte: Flickr

E novamente a Austrália aparece na lista com mais uma criaturinha que não deve ser incomodada. O Polvo de Aneis Azuis é um cefalópode com o tamanho máximo de uma bola de golfe e não é naturalmente violento. O curioso desse animal é que, além de lindo, ele manda um sinal de alerta do tipo “Não mexa comigo” para qualquer outro ser que entre em seu caminho. Esse sinal é a a vivacidade que seus aneis azuis adquirem.

Se o aviso for ignorado, o polvo pula sobre a vítima e o morde várias vezes com sua minúscula boca e injeta seu veneno. No entanto, apenas uma mordida é o suficiente para matar 20 homens de uma vez ou uma criatura de até 1,2 TONELADA. Sim, tonelada. E um ser humano pode morrer com esse veneno em 30 minutos no máximo.

A parte boa é que não há muitos incidentes com esse polvo. E se, de fato você for atacado e levado para o hospital, passará por tratamento intensivo até que seu corpo elimine o veneno de seu organismo através da urina. Mas se não for possível o tratamento médico, não há chance de sobrevivência já que não existe antídoto para o veneno do Polvo de Aneis Azuis.

Cobra Boomslang

Ela prefere camaleões a humanos, mas nunca se sabe. Fonte: Flickr.
Ela prefere camaleões a humanos, mas nunca se sabe. Fonte: Flickr.

Também conhecida como Cobra da Árvore, a Boomslang tem o tamanho aproximado de uma criança de 3 anos, vive na África do Sul e não quer saber de seres humanos. Com uma dieta que se consiste basicamente em camaleões, ovos de pássaros, sapos e eventualmente pequenos mamíferos, a Boomslang destoa de suas demais companheiras da família Colubridae por possuir um veneno fortíssimo.

Diferente da Irukandji, cujo veneno possui vários sintomas, a toxina presente nas presas da Boomslang (Hemotoxina) impede a coagulação do sangue. Isso faz sua vítima ter uma hemorragia interna e externa extrema. Ou seja, todos os orifícios do seu corpo irão sangrar abundantemente.

Outro ponto que preocupa é que demora de 24 até 48 horas para que os sintomas do veneno apareçam.

Aranha Armadeira

Fique longe das bananeiras. Fonte: Flickr.
Fique longe das bananeiras. Fonte: Flickr.

E olha só o Brasil marcando presença na lista! A Aranha Armadeira, também conhecida como Aranha de Bananeira, mede 5cm de corpo e até 17 cm com as pernas estendidas. É a segunda maior causa de picadas no Brasil e é considerada pelo Guiness Book a aranha mais venenosa do mundo pela potência de seu veneno.

As Aranhas Armadeiras são agressivas e, quando ameaçadas, chegam a picar furiosamente e várias vezes. Seu veneno é uma combinação de estamina com serotonina então, enquanto uma substância vai desligando aos poucos suas funções básicas, a outra substância vai desativando o funcionamento do seu coração. Olha que agradável.

Os sintomas da picada da Aranha Armadeira são inchaço e vermelhidão, passando por sudorese, dor, irritabilidade e formigamento tudo só no lugar da mordida. Além de todos esses sintomas, a vítima pode apresentar taquicardia, hipertensão arterial, visão turva, e vômitos ocasionais. No caso de crianças muito pequenas e idosos os sintomas podem evoluir para edema pulmonar e choque.

Nem precisa dizer que se não for tratada, a pessoa morre em minutos.

Conus

A concha é linda, mas o estrago do veneno não. Fonte: Flickr.
A concha é linda, mas o estrago do veneno não. Fonte: Flickr.

Esse tímido molusco pode ser encontrado na Austrália, Califórnia e África do Sul e prova que as aparências realmente enganam. Com uma concha deslumbrante, o Conus possui uma arma mortal que compensa sua falta de agilidade e força.

Com o tamanho aproximado de uma nota de 1 real, o Conus tem hábitos noturnos e sua presa favorita são os peixes. Por ter uma aparência chamativa, muitos humanos já foram vítimas do afiado arpão que esse pequeno molusco possui. A quantidade de toxinas presentes no veneno do Conus é suficiente para matar um urso pardo de 600kg.

Com um efeito paralisante instantâneo, o veneno do Conus é uma mistura de toxinas que causam dor intensa localizada, inchaço, dormência, formigamento, vômitos, sudorese, vista turva, choque anafilático e morte.

Se o socorro for acionado a tempo, a única maneira de curar uma vítima do Conus é mantê-la estável e esperar o organismo se livrar das toxinas e ele usará todos os orifícios existentes no corpo para isso.

A quantidade de toxinas presentes no veneno do Conus é tão grande e potente que, quando isoladas, conseguem produzir um analgésico 1000 vezes mais forte que a morfina.

Vespa Caçadora

Você é uma tarântula? Não? Então está seguro. Fonte: Flickr.
Você é uma tarântula? Não? Então está seguro. Fonte: Flickr.

Se um ataque de vespa já é ruim, imagine ser atacado por uma vespa que possui a picada mais dolorida do reino animal? A Vespa Caçadora, ou Pepsis Formosa, raramente ataca humanos. Sua dieta se consiste em comer tarântulas fêmeas e usá-las como chocadeira para as futuras vespinhas.

Após escolher uma tarântula fêmea saudável, a Vespa Caçadora a pica com seu ferrão e o efeito do veneno é o de paralisia instantânea. Após imobilizar a tarântula, a Vespa Caçadora arrasta o corpo de sua presa até a toca e bota seus ovos dentro da Tarântula. Quando as vespinhas nascem, se alimentam do interior da presa até que estejam fortes e grandes o suficiente para se virarem sozinhas.

E sim, a tarântula fica viva durante todo o processo de crescimento e alimentação das vespas porque os filhotes evitam os órgãos vitais da aranha para que a hospedeira permaneça fresca. Felizmente, os casos de ataque a humanos são muito baixos porque as Vespas Caçadoras só revidam quando se sentem ameaçadas. Ufa.

Sapo Dourado

Já sabe o que usar na sua zarabatana agora. Fonte: Flickr.
Já sabe o que usar na sua zarabatana agora. Fonte: Flickr.

Chegando no máximo aos 5 centímetros, o Sapo Dourado é um pequenino que não deve ser incomodado de jeito maneira. Encontrado na Colômbia, esse anfíbio é conhecido como um dos animais mais venenosos do mundo já que com apenas uma dose das toxinas presentes em seu corpo, um Sapo Dourado consegue matar dez homens adultos.

Assim como a maioria dos animais presentes na lista, o Sapo Dourado não quer saber de humanos, prefere caçar formigas, grilos e besouros e só ataca gente quando ameaçado. Apesar de pequeno, esse anfíbio ganhou o apelido de “Sapo Dourado dos Dardos Venenosos” devido às tribos Emberá da Colômbia.

Os aborígenes descobriram as propriedades paralíticas do veneno do Sapo Dourado e começaram a passá-lo na ponta de seus dardos e flechas. A toxina presente no veneno se chama Batracotoxina e, além da paralisia, causa falência múltipla dos órgãos em questão de minutos. No entanto, cientistas conseguiram desenvolver uma versão sintética de um poderoso analgésico usando o veneno do Sapo Dourado.

Pitohui, o Pássaro Venenoso

O primeiro e único. Fonte: Flickr.
O primeiro e único. Fonte: Flickr.

Recentemente descoberto pela ciência, esse bípede de 23 centímetros de comprimento é considerado o único pássaro venenoso do mundo. Tendo como seu habitat natural a Nova Guiné, o Pitohui se alimenta principalmente de besouros Choresine. O interessante é que, ao se alimentar desses insetos, o Pitohui absorve o veneno deles porém não é afetado. Muito pelo contrário, ele armazena as toxinas em seu corpo e penas e as transforma em um poderoso mecanismo de defesa contra predadores.

O processo de envenenamento acontece quando a toxina entra em contato com a pele da vítima, principalmente se adentra pequenas feridas. Os primeiros sintomas são dormência e paralisação da área. Correr para o hospital não ajuda muito porque não existe antídoto.

O veneno do Pitohui é praticamente o mesmo encontrado no Sapo Dourado, por isso é bom não se aproximar muito desse pássaro. Tarefa meio difícil levando em consideração o fato dele ser lindo.

Taturana Assassina

Causa 400 envenenamentos por ano. Fonte: Flickr.
Causa 400 envenenamentos por ano. Fonte: Flickr.

Com esse nome delicado e fofo, o Brasil aparece mais uma vez na lista. Dessa vez a representante tem 5 centímetros de comprimento mas compensa a falta de tamanho com uma toxina poderosa. Popularmente conhecida como Taturana, a lagarta Lonomia pode ser encontrada no Amapá. Mas com a devastação de seu ambiente natural e a falta de predadores, essas lagartas começaram a se espalhar podem ser encontradas até no sudeste e sul do país.

A toxina presente no veneno da Taturana Assassina impede a coagulação do sangue, isso faz com que o corpo da vítima inche. Além da agradável sensação, outros sintomas são febre, vômito e dores de cabeça. Se a vítima não for levada imediatamente para o hospital, ocorrerá uma hemorragia interna e externa grave onde a pessoa sangra por todos os orifícios do corpo.

O lado bom é que as Taturanas Assassinas não atacam humanos. Os casos de acidentes se dão por descuidos, como subir em uma árvore ou passear pelo mato. Por ano, são registrados cerca de 400 casos de envenenamento.

Baiacu

Não é a opção ideal de sushi. Fonte: Flickr.
Não é a opção ideal de sushi. Fonte: Flickr.

Esse peixe é bem famoso por sua aparência e por ser um prato que somente os corajosos se atrevem a provar. Considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo, esse pequeno peixe de no máximo 22 centímetros é um nadador devagar e atrapalhado. Por causa dessa vulnerabilidade, o baiacu ingere uma enorme quantidade de água expandindo seu corpo em até 3 vezes o tamanho original. Esse mecanismo de defesa o impede de ser engolido por seus predadores.

Os poucos que de fato conseguem ingerir o Baiacu não duram muito. O peixinho possui uma toxina poderosa que é 1.200 vezes mais potente que o cianeto, a Tetrodotoxina. O veneno se desenvolve no peixe por causa das bactérias presentes em seu alimento.

No Japão, o Baiacu é uma iguaria. Além de ser necessário uma licença especial para o preparo do peixe, ainda assim o país registra cerca de 200 casos de envenenamento por ano. Os primeiros sintomas demoram de 20 minutos a 3 horas para aparecerem depois do peixe ser ingerido.

Tudo começa com dormência e paralisia dos lábios ou língua, após minutos o restante do corpo começa a paralisar e a fala é afetada. Dores de cabeça intensas, vômitos, diarréia, dificuldade para andar e paralisação dos órgãos internos aparecem a seguir.

Outro fato preocupante é que, além de conseguir matar 30 pessoas com uma única dose, o Baiacu pode transformá-las em “zumbis” com o seu veneno. Por vezes, a Tetrodotoxina entra em sintonia com demais neurotoxinas fazendo com que a pessoa fique paralisada porém consciente, no entanto, conforme a vítima vai perdendo funções cerebrais, ela consegue se mexer, mas não sabe o que está fazendo.

Serpente do Mar de Barriga Amarela

Fique longe das águas quentinhas. Fonte: Flickr.
Fique longe das águas quentinhas. Fonte: Flickr.

Fã de águas quentinhas, esse réptil pode ser encontrado nos Oceanos Pacífico e Índico e tem mais ou menos o comprimento de uma haste de guarda chuva. Com uma dieta baseada em peixes, moluscos e crustáceos, essa serpente não se importa muito com seres humanos. No entanto, se ameaçada pode liberar uma quantidade de veneno suficiente para matar 3 homens adultos de uma vez só.

É possível que sua coloração não só indique que é um animal venenoso como também alerta demais predadores para que não a comam. Foi comprovado que, logo após engolirem um pequeno pedaço da pele da Serpente do Mar de Barriga Amarela, os peixes o regurgitaram. Isso sugere que a pele é extremamente tóxica. Isso justifica o motivo pelo qual essa serpente não possui predadores.

Apesar de injetar uma pequena quantidade de veneno por mordida, a Serpente do Mar de Barriga Amarela consegue causar bastante dor. Os sintomas incluem paralisia, vômitos, tontura e dores musculares fortes. A princípio, a mordida da serpente não fica dolorida muito menos vermelha ou inchada, isso só ajuda nos casos de óbito, porque, se não for tratada, a picada paralisa o corpo todo e a pessoa morre.

Vespa Mandarina

Pesadelo voador. Fique. Longe. Fonte: Flickr.
Pesadelo voador. Fique. Longe. Fonte: Flickr.

Esses insetos mais parecem a personificação de pesadelos. Responsáveis pela morte de pelo menos 40 pessoas por ano, a Vespa Mandarina é o tipo de inseto do qual deve-se manter o máximo de distância possível. Principalmente depois de saber que seu veneno é tão forte que chega a dissolver carne humana.

Além de serem extremamente agressivas, ao ponto de atacar violentamente qualquer ser que passar perto de seu ninho (humanos inclusos), as Vespas Mandarinas tem um jeito peculiarmente cruel de conseguir alimento. Elas atacam colmeias de abelhas produtoras de mel, desmembram todas as abelhas, comem o mel e as larvas e depois os regurgitam para que seus filhotes possam se alimentar.

O ataque é simples, uma única vespa inspeciona a colmeia e elimina um feromônio que avisa as demais vespas que é hora de atacar.

Os sintomas de uma picada de Vespa Mandarina são uma dor excruciante similar a de um prego em chamas adentrando sua pele e falência renal, isso sem falar que a área ao redor da picada fica preta, do tamanho de uma moeda de 1 real e começa a se dissolver por causa do veneno. Não é nada bonito de se ver.

O que fazer em caso de ataque? Rezar. Porque se você tentar correr então é melhor ser bem rápido pois as Vespas Mandarinas conseguem atingir uma velocidade de 40 km durante o voo. Acha que é veloz? Então é melhor ser resistente também porque esses insetos conseguem percorrer 80km por dia.

Matou uma Vespa Mandarina? Comece a correr. Lembra do feromônio do ataque na colmeia? Elas soltam essa mesma substância quando atingidas ou quando morrem. O único lado bom disso, é que elas vivem do outro lado do hemisfério. China e Japão para ser mais precisa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo