Artigos

Dicas para limpar a caixa de areia do seu gato

Existem alguns motivos pelos quais um gato deixa de usar a caixa de areia e começa a urinar em lugares indevidos da casa. Para definir e resolver este mesmo motivo, é necessário descobrir o que está acontecendo. A primeira coisa a ser feita é levá-lo ao veterinário para descartar problemas de infecção, diabetes, nos rins e quaisquer outros distúrbios que façam com que ele faça xixi onde não deva.

gato_areia

De qualquer forma, a higiene inadequada da caixa de areia é um dos principais motivos que levam o pet a procurar por outros lugares similares a um “banheiro”. Alguns chegam a segurar as necessidades até que alguém limpe a caixa, aumentando as chances de constipação intestinal. Mesmo que o dono considere que a caixa esteja limpa, o mesmo não pode acontecer com o gato – que precisa que a higienização seja feita até duas vezes ao dia, por exemplo.

Lembre-se que o olfato de um gato é infinitamente superior ao de um ser humano. E imagine se você puxasse a descarga de seu vaso sanitário somente duas vezes na semana? Seria algo bem desagradável, certo? Gatos são animais extremamente limpos e, de fato, não é nada confortável ter que pisar em torrões de areia úmidos de xixi ou em fezes espalhados pela caixa.

Normalmente, comprar areias perfumadas e sprays que desodorizam o ambiente, não são medidas eficazes e irão afugentar mais ainda o animal, que ficará irritado com o odor. Por isso, a melhor maneira de controlar o cheiro forte é limpar toda a sujeira da caixa, eliminando-a por completo.

A faxina tem outra função importante: a de diagnosticar possíveis doenças em estágios iniciais. A rotina de limpeza pode identificar sinais de diarréia, constipação, sangue na urina ou nas fezes, ou mesmo uma quantidade grande ou pequena de urina pelo tamanho dos torrões formados na caixa.

Embora não seja absolutamente necessário ter mais de uma caixa de areia para cada gato, essa pode ser uma boa ideia. Ao distribuí-las em locais diferentes e distantes da casa, com diferentes tipos de areia em cada uma delas, é possível diminuir a sujeira em locais inapropriados e saber qual caixa o seu gato gosta mais.

Para limpar por completo, lave a caixa com desinfetante (de uso veterinário) e deixe-a secar ao sol. Mantenha os potes de água e a comida longes da caixa – para que o gato não ache que a “cozinha” e o “banheiro” ocupem o mesmo espaço. Caixas com bordas altas ou cobertas ajudam a controlar a quantidade de granulado que pode se espalhar.

Ainda falando em granulado, é fundamental que ele seja de boa qualidade. Geralmente, produtos muito baratos não controlam o odor da urina, fazendo com que você tenha que limpar a caixa com muito mais frequência. De nenhuma maneira use areia de construção. Ela pode transmitir parasitas prejudiciais aos animais e humanos.

Já a areia feita de grãos naturais e minerais possui uma absorção adequada e boa durabilidade (mas é recomendada para ambientes externos). A areia do tipo madeirinha é biodegradável e controla o odor – no entanto, precisa ser peneirada para remoção da areia saturada.

A areia do tipo sílica, apesar de mais cara, possui ótima absorção, controla odores e tem excelente durabilidade. Recomenda-se a sílica em forma de cristais ao invés de bolinhas. Assim evita-se que elas caiam fora da caixa quando o gato se movimentar. Duas dicas interessantes para economizar areia e diminuir o odor é misturar farinha de mandioca com a areia e colocar folhas de jornal ou de papelão embaixo da caixa, para facilitar na hora da limpeza.

Mantenha a caixa em um local firme e no chão, livre de obstáculos. Gatos podem se incomodar se ela balançar e cair, além do risco de acidentes ser maior. Ao substituir toda a areia, adicione uma fina camada de bicarbonato de sódio no fundo da bandeja. Ela irá absorver odores mais fortes. O vinagre neutraliza o cheiro de urina e não é tóxico. Esvazie e lave a caixa de areia. Despeje dois dedos de vinagre destilado. Deixe a caixa de lado por meia hora. Depois, seque-a com uma toalha de papel. Não use água sanitária para limpar. O odor pode ser forte e prejudicar a saúde do animal.

Banheiro higiênico para gatos

Nos dias de hoje, o produto já é relativamente fácil de ser encontrado em pet shops. Os banheiros higiênicos, além de manterem a casa limpa, facilitam consideravelmente o processo de limpeza do acessório e superam as caixas de areia em termos de praticidade. No entanto, o preço é bem mais alto.

Com uma abertura onde o animal entra para fazer suas necessidades, o interior do banheiro deve ser coberto por areia. Depois, a única tarefa é girá-lo em 360° e recolher o resto dos excrementos, que estarão devidamente alojados em uma gaveta especial da caixa. Não se preocupe pois o giro não irá “bagunçar” e nem “sujar” o banheiro. Dentro dele há uma espécie de filtro pelo qual a areia usada passa, retendo as necessidades do animal e liberando uma areia nova e limpa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo