Artigos

Conheça os Geckos: lagartos que podem viver até 20 anos

Os Geckos Leopardo são originários de uma zona geográfica que se estende desde o Irão até o norte da Índia, passando pelo Paquistão e pelo Afeganistão. O animal costuma chamar a atenção por sua coloração singular, composta por tons de dourado, preto e branco.

geckos_leopardo

A espécie possui um comportamento bastante amigável, principalmente em sua fase adulta, sendo manuseada facilmente e especialmente indicada para os criadores iniciantes. Nos primeiros dias na “casa nova”, o pet pode apresentar um comportamento arredio e agressivo, tentando morder. Porém, a mordida não transmite venenos ou doenças. O período de adaptação pode durar até duas semanas – a partir daí ele assumirá uma postura mais dócil e calma.

Alimentação

É recomendável uma dieta diversificada, com alimentos ricos em cálcio, suplementos alimentares para répteis e pequenos insetos como, larvas, grilos, baratas e gafanhotos. A alimentação é feita a cada dois dias, três vezes ao dia, em porções moderadas. O reservatório com água deve ser trocado diariamente e posicionado em um canto do terrário para que o animal não se suje ou afogue.

Normalmente, espécies mais coloridas, como as Phelsuma, são incapazes de absorver a vitamina D3 presentes nos alimentos. É necessário, portanto, a instalação de lâmpadas ultravioleta que irão agir na pele do lagarto, metabolizando a substância. A vitamina é indispensável na produção de cálcio e fósforo. Mais uma opção é comprar rações especiais, ricas em sais minerais, ou pulverizar o alimento (inclusive presas vivas) com casca de ovo moída.

Habitat

Não é recomendável forrar o ambiente com terra, pois o animal pode ingeri-la e correr risco de morte. Deixar pedras, troncos e ramos de árvores com objetos decorativos irá oferecer entretenimento e adaptação, de acordo com a região de origem do pet. Não coloque dois ou mais animais em um mesmo terrário. Durante o dia, a temperatura do ambiente deve estar entre os 27°C e 32°C graus. Na parte da noite, pode oscilar entre os 17°C e 22oC. Utilize uma lâmpada e um termômetro para garantir o aumento da sensação térmica, quando necessário.

Reprodução e Saúde

A definição do sexo de grande parte dos lagartos pode ser determinada no próprio momento da concepção, de acordo com a herança genética transmitida pelo pai. Para outros, no entanto, o sexo é definido pela temperatura em que os ovos ficarão expostos durante o período de incubação.

Se os ovos estiverem em baixas temperaturas, os filhotes serão fêmeas; a 30°C ou mais, machos. Temperaturas muito baixas (menos de 15°C) ou muito altas (acima dos 35°C), impedirão o desenvolvimento dos embriões.
Espécies como o Eublepharidae e o Phelsumas têm o sexo determinado pela temperatura.

Recomenda-se que seja mantido um pote com água, para aumentar a umidade relativa do ar no período de incubação.
Se forem deixados no terrário, a fêmea irá esconder os ovos, que poderão ser atacados pelos adultos. Por isso, eles devem ser transferidos para um terrário maternidade no dia seguinte ao da postura, cobertos por areia úmida ou vermiculita (na proporção de 3 partes de areia ou vermiculita para duas partes de água).

O tecido corporal (pele) dos Geckos é renovada em certos períodos durante o ano. Dessa forma, não é recomendável removê-la manualmente, caso o processo de troca natural já tenha começado. O animal vive em média 15 anos, mas muitos deles chegam a ultrapassam os 20.

Artigo AnteriorPróximo Artigo