Artigos

Saiba como cuidar do seu cão no inverno

O inverno está a caminho e com ele as baixas temperaturas. Para que seu cachorrinho possa curtir a estação de maneira tranquila e sem comprometer a saúde, vale a pena tomar alguns cuidados simples durante os três meses que o frio estiver por aí.

Não são apenas os humanos que sofrem nesta época do ano, quando a imunidade corporal tende a diminuir e resfriados, tosses, corizas e falta de apetite tomam conta do corpo. Os cães também passam pela mesma situação, denominada traqueobronquite, e chamada por alguns especialistas de “tosse dos canis”. Trata-se de uma doença transmitida pelo ar e que passa de um animal para outro.

Os cães de qualquer idade estão sujeitos a desenvolverem a infecção, porém, em cachorros mais novos a atenção aos sintomas deve ser redobrado, uma vez que seu sistema imunológico é muito frágil e doenças simples podem avançar para um quadro mais sério, caso não sejam tomadas as medidas necessárias.

Entre as medidas, a mais importante e recomendada pelos veterinários é manter as vacinações em dia, esta é a maneira mais eficaz de proteger qualquer animal contra qualquer doença. Outra dica é encontrar um lugar seco e quente para que o bichinho possa repousar nesta época do ano, se possível, que fique fora de locais que tenham acesso a fortes correntes de ar.

cao-com-roupa

Uma recomendação importante para os cachorros de pelagens curtas é o uso de roupinhas de frio, que além de estilosas protegem o corpo do animal das baixas temperaturas. No entanto, o uso de botinhas para proteger as patinhas não é uma boa escolha durante esta época do ano, já que o bichinho perde a aderência de suas patinhas com o solo, situação que pode deixa-lo estressado e causar certo estranhamento ao se locomover.

Enfim, outra orientação que merece atenção é ficar atento aos dias de tosagem dos pelos dos cachorrinhos. Por mais importante que seja manter a higiene dos fios, vale a pena adiar o corte, caso o as temperaturas estejam muito baixas.

Apesar de tantos cuidados, uma coisa é certa: para manter a saúde e disposição do seu bichinho, nada melhor do que brincar muito com ele e sair para passear (bem agasalhado), não há frio que resista a uma boa disposição!

Artigo AnteriorPróximo Artigo