Artigos

Conheça a graça e a popularidade dos Shih Tzu

O Shih Tzu, que em tradução livre significa “leão”, é originária do Tibet. Na China, a raça foi considerada um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século 16 que mostravam cães que se assemelham a pequenos leões, por isso a origem do nome.

Shih_Tzus_dest

No início dos anos 30, um filhote foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e acabou por popularizar a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, o pet começou a fazer sucesso no final dos anos 60. Não é à toa que o Shih Tzu é uma das raças mais queridas em todo o mundo. Ivete Sangalo, por exemplo, é uma de diversas celebridades nacionais e internacionais que já declararam seu amor pelo animal.

Quando se reproduzem podem ter, em média, de um a cinco filhotes. São excelentes cães de companhia e podem ser encontrados nas cores: preto, marrom, branco ou bicolor.

Com um pelo longo, tem o porte pequeno e não necessitam de tosa constante. Podem medir até 28 cm e pesar entre 4kg e 7kg. Considerado um bom cão para a cidade e para o campo, seus pelos dificilmente caem – ótimo para quem é alérgico.

Diferenças entre o Shih Tzu americano e europeu

Na raça americana, as patas traseiras são mais altas e as dianteiras mais alinhadas ao peito, que costuma ser pequeno. A cabeça tem um formato quadrado e menor, assim como os olhos.

Já no padrão europeu, as patas são menores, o peito é mais largo e a cabeça é maior e redonda, com um pescoço mais curto e robusto. Os olhos são grandes e salientes.

Saúde e comportamento

A espécie tem fama de ser bastante alegre e extrovertida. Para quem gosta de colocar o pet no colo, pode encontrar na raça uma boa companhia. Costumam gostar bastante de seus donos e são excelentes com crianças.

Porém, podem desenvolver comportamentos de teimosia. São bons cães de alerta e, como todas as raças, devem ser socializar com humanos e outros animais desde cedo. Eles gostam muito de atenção e adoram brincar.

Como o pet possui um focinho achatado, pode ter problemas respiratórios e auditivos: desde roncos e espirros até apnéia do sono e infecções. Também podem ter dificuldades com peso, dentição e desenvolver a Coprofagia (hábito de comer fezes).

Procure escová-lo todos os dias para eliminar nós nos pelos. É possível prender a franja deles para evitar que os pelos da testa caiam nos olhos. Corte as unhas do cão para impedir feridas, machucados e para facilitar o caminhar. Mantenha os olhos do pet bem limpos, utilizando um lenço umedecido.

Caminhadas rápidas são formas práticas de mantê-los saudáveis e ativos. Como passam muito tempo deitados, é preciso incentivá-los a fazer atividades físicas. O preço de um filhote pode variar, mas, em média, custa R$3.000,00. Costumam ficar bem quando estão sozinhos em casa e se adaptam com facilidade em espaços pequenos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo