Artigos

Atitudes simples evitam que seu gato marque território

Para quem acreditava que a marcação de território era feita somente por cães, se engana. A marcação também é feita por gatos e a ação é bastante discutida entre leigos e amantes do animal de estimação.

gatos_01

Existem diversos motivos para os gatos marcarem território e isso pode se tornar uma dor de cabeça para seus donos se não souberem a melhor maneira de administrar essa situação. Com algumas medidas fáceis é possível amenizar e até resolver o problema, mas é preciso paciência e cautela com os bichanos.

Motivos

A principal motivação para os gatos não enterrarem as fezes e a urina em determinado local é para mostrar que eles têm o domínio sobre um determinado ambiente. Diferente dos cães, que marcam o território por questões de soberania, os gatos fazem a demarcação de locais mais específicos, para mostrar que tem o domínio do ambiente e até mesmo para atrair parceiros.

Alguns donos já devem ter percebido o momento em que seus gatos urinam. Eles têm uma maneira diferente de urinar, principalmente quando querem marcar determinado local. É neste momento que eles urinam produzindo um odor desagradável, atingindo facilmente uma grande área, tanto horizontal quanto vertical. Os gatos urinam com as costas para o alto lançando uma espécie de jato para trás, que dá a impressão de sair do ânus, devido a força do lançamento do jato. Alguns gatos também defecam para marcar território, embora a ação seja rara, eles só fazem isso quando desejam realmente marcar determinado local.

Diferente dos machos, as fêmeas marcam território principalmente quando estão na fase de reprodução ou quando têm interesse no acasalamento. Na urina elas liberam substâncias que de certa forma atraem gatos do sexo oposto e afastam as possíveis competidoras do mesmo sexo.

Mudança de móveis e objetos

Donos de gatos sabem muito bem como os bichanos reagem quando compram um sofá novo ou quando mudam os moveis de lugar. A ansiedade dos gatos deixa evidente o quanto eles querem saber o que há de novo, e para eles é essencial analisar cuidadosamente os objetos para garantir que eles não representam nenhum tipo de ameaça.

Existem algumas técnicas para ajudar os gatos com o reconhecimento de novos objetos. Por mais que o sofá seja novíssimo, tente deixar algum cheiro familiar no objeto. Tente deixar o seu cheiro lá, leve o gato junto com você e dê a ele algum petisco ou até mesmo a erva do gato, essas medidas ajudarão no contato com o novo objeto evitando a marcação do território com urina e até mesmo fezes.

Como evitar a marcação de território

A castração tem sido uma medida muito positiva no processo de educação dos animais que tem esse comportamento. Para que a castração ajude efetivamente, o ideal é que seja feita antes do animal atingir a maturidade sexual, assim eles não sairá marcando território em todos os lugares e por toda a vida. Além da castração é muito importante que os donos ensinem aos seus gatos onde fica a caixa sanitária desde pequenos. Mas se o gato chegar a sua casa na fase adulta, vale tentar a contratação de um adestrador que pode ajudar.

A presença do dono na vida do animal também ajuda a passar confiança. Brincar, dar atenção e carinho ajudará o animal a confiar no seu dono e no ambiente em que vive, mas é importante impor limites, e ficar atento as ações do animal. Recompensá-lo por boas maneiras com petiscos e repreendê-lo por maus hábitos também ajudará na educação, e nunca aja de maneira agressiva, utilize punições relacionadas a avisos sonoros leves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo