Artigos

Bico de papagaio em cães: como reconhecer e tratar

Quando os cães estão envelhecendo, é comum eles apresentarem problemas de saúde, principalmente na coluna. Para evitar dores persistentes nas costas, os cães podem modificar sua postura habitual e com o tempo esse erro leva ao surgimento de formações ósseas na coluna, chamadas de osteófitos ou bicos de papagaio.

Ocasionado principalmente pelo movimento das patas dos cães, o bico de papagaio acontece devido ao desgaste do disco vertebral, com o deslocamento da vértebra ou até mesmo com o alongamento de determinada parte de duas vértebras do animal. Causando muita dor, o bico de papagaio pode ocasionar uma perfuração da carne e dos nervos.

caes_bico_papagaio

O problema também pode aparecer próximo a espinha dorsal. Os osteófitos comprimem os nervos da coluna e aumentam a dor, assim o ciclo se repete continuamente. Se não diagnosticado a tempo, o problema pode desencadear uma hérnia de disco.

É importante sempre observar o comportamento do cão, se ele está brincando como de costume, se ele senta sempre da mesma maneira e se não reclama de dores ou muda a postura durante as brincadeiras de costume.

Se você notar algo de diferente no comportamento e na postura procure um veterinário, ele saberá dar um diagnóstico mais preciso através de uma radiografia e apontar quais medidas devem ser tomadas.

Após o diagnóstico é possível corrigir o bico de papagaio. Em alguns casos com uma intervenção cirúrgica, será possível diminuir as dores do cão. Mas, infelizmente alguns estágios mais avançados da doença não possibilitam cirurgia, sendo o tratamento mais indicado as sessões de fisioterapia, acupuntura, banhos quentes ou o uso de alguns medicamentos específicos.

Durante a consulta no veterinário não deixe de perguntar quais são os principais motivos que ocasionaram o bico de papagaio no seu cão e quais mudanças você pode fazer para ajudar o seu animal a não sofrer novamente com a doença.

Artigo AnteriorPróximo Artigo