Artigos

Equoterapia ajuda pessoas com necessidades especiais

Com uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, a equoterapia envolve o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. As atividades envolvem o corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento muscular, relaxamento, aperfeiçoamento de coordenação motora e equilíbrio, além de ajudar a reconhecer melhor o corpo.

cavalo_destaque

A equoterapia é um método terapêutico e educacional recomendado para pessoas com paralisia cerebral, trauma craniano graves, síndromes medulares, derrame, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade e em alguns casos até o autismo.

Dentro da equoterapia existem quatro programas básicos, são eles:

  • Hipoterapia – voltado principalmente para pessoas com doença física ou mental, o objetivo do exercício é desenvolver o psicossocial, utilizando o andar do cavalo e movimentos tridimensionais (para cima, para baixo, direita e esquerda), todos similares ao comportamento humano.
  • Educação/Reeducação – um programa educativo de reabilitação para pessoas que tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo até certo ponto.
  • Pré-esportivo – voltado para pessoas que tem condições de conduzir o cavalo, mesmo que não pratique equitação. As atividades podem ser aplicadas nas áreas de saúde e educação e incluem exercícios específicos de hipismo, sempre orientado pela equipe do local.
  • Prática esportiva paraequestre – Aplicado também como reabilitação e educativo para quem tem boas condições para andar à cavalo, já podendo participar de competições hípicas. Todos os programas contam com a orientação dos profissionais.

O portal da ANDE-BRASIL (Associação Nacional de Equoterapia) disponibiliza maiores informações sobre a equoterapia e as vagas disponíveis para cursos das quatro categorias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo