Artigos

A importância dos bancos de sangue veterinários

Diariamente os bancos de sangue veterinários enfrentam a falta de sangue em seus estoques. Isso porque muitas pessoas não sabem da existência desses centros e quais os procedimentos necessários para ajudar centenas de animais que precisam de ajuda em momentos tão delicados.

dest_banco_sangue_caes_gatos

A transfusão de sangue pode ser essencial quando os animais estão com uma anemia profunda, acidentados, intoxicados ou em alguns casos precisando de sangue após ter passado por alguma cirurgia complexa. Parecido com o que acontece nos bancos de sangue de humanos, os veterinários também enfrentam a falta de sangue em seus estoques. A maioria dos bancos de sangue veterinários lidam com sangue de cães e com quantidades menores de sangue de bovinos, equinos e felinos.

O perfil para o cão ser doador é ter entre 1 e 8 anos de idade, acima de 27 quilos, sem sinais de doença aparente (animais saudáveis) com vacinação e vermifugação em dia. A boa notícia é que não existem raças especificas para doação de sangue, mas os cães precisam ao menos ser dóceis, já que os hospitais não sedam os animais doadores.

Se o cão estiver dentro do perfil será examinado por médicos veterinários que farão uma avaliação mais precisa. Em seguida o sangue é coletado e uma parte é usada para fazer exames e detectar possíveis doenças transmissíveis. Se os exames derem negativo, o sangue coletado é processado e liberado para uso no hospital veterinário.

Os donos que levam os cães para doação de sangue não recebem ajuda financeira, mas os cães recebem um “lanchinho” e todas as vezes que doarem sangue para o banco os cães receberão avaliações físicas e laboratoriais que eventualmente podem diagnosticar alguma doença.

A doação pode ser feita a cada três meses e os bancos de sangues veterinários são normalmente encontrados dentro dos hospitais veterinários, mais especificamente em instituições de ensino superior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo