Artigos

O clique perfeito! Como tirar boas fotos de animais pretos?

Quem tem um cão ou gato de pelos cinza-escuros ou totalmente pretos, provavelmente já se frustrou ao tirar fotos do pet e ver apenas borrões e escuridão na imagem. Muitos acreditam que a culpa pode ser da câmera fotográfica ou do próprio fotógrafo. Mas a principal responsável é a má direção ou falta de iluminação.

Isso porque não há uma definição ou separação entre o pet e um fundo de cor escura. De nada adianta se o seu bichinho for super fotogênico ou calmo ao tirar uma foto. O que deve prevalecer, neste caso, é uma iluminação regular e direcionada.

Sem título

Qualquer câmera e celular podem e devem tirar boas fotos, independente da sensibilidade e dos gostos do fotógrafo. Como solução, o Instagram pode auxiliar bastante nessas horas.

O aplicativo é baixado de forma gratuita e oferece diversos efeitos de cores, filtros e molduras, além de compartilhar as imagens em todas as redes sociais. Veja alguns efeitos que podem ser usados precisamente para fotos com pets.

Editores e aplicativos de imagens

O filtro “Valencia” do Instagram é conhecido por dar um bom contraste com leve saturação de cinza e marrom para a fotografia. Já o “Rise” possui um recurso que trabalha com a profundidade da imagem, trazendo o objeto fotografado para o primeiro plano, realçando a cabeça do pet. O “Lux” ajuda a mostrar partes pouco iluminadas e sombreadas da foto.

Há também aplicativos pagos que oferecem outros efeitos, como o Diptic, o PicFrame, o PhotoShake e o Night Vision Câmera, criado para tirar fotos no escuro.

Alguns truques para a foto ficar ainda mais bonita são: limpar a lente da câmera ou do celular, configurá-los para salvar as imagens com o máximo de resolução disponível e a escolha de ambientes bem iluminados, especialmente pelo sol.

Procure brincar com todas as configurações do telefone e da máquina, optando por diferentes tipos de flash, tempo de exposição ou níveis de cores. Além disso, varie as posições e os lugares onde os pets estão para que a luz mude de ângulo e favoreça o rosto e o corpo do animal.

Tome cuidado: celulares do tipo smartphone, com flash de LED, às vezes comprometem as fotos pelo excesso de luz que emitem. Uma boa dica é colocar um pedacinho de papel na frente do flash.

Preste atenção dobrada ao fundo da foto. Note as cores das paredes e objetos que possam destoar ou atrapalhar o animal na hora do clique. Surpreenda com ajustes e ângulos inventivos. Observe placas, grafites ou objetos decorativos na calçada ou dentro de casa, por exemplo, que produzam fotos curiosas e artísticas. Brinque com jogos de luz e sombras e coloque a criatividade em dia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo