Artigos

Excesso de vacinas em cães pode trazer riscos à saúde

É muito importante se preocupar com a saúde de seu pet, especialmente se tratando de proteções que somente vacinas anuais podem oferecer. Mas será mesmo que o seu cachorro está totalmente protegido contra todos os tipos de doenças? Talvez não. E isso pode ocorrer por conta do excesso de vacinas dadas, causando males como: alergias, tumores e até doenças autoimunes, como a diabetes e o hipotireoidismo.

Sem título

Infelizmente, toda vacinação implica em riscos. Mas é preciso deixar bem claro que isso não representa que o seu pet não deva ou necessite ser vacinado. A questão é o equilíbrio e o bom senso, neste caso, com o objetivo de vacinar menos e, assim, oferecer menos perigos ao animal. Isso porque quanto mais vacinas são aplicadas, mais o cão estará exposto a doenças crônicas.

Quais vacinas o meu pet deve tomar?

Atualmente, os donos podem encontrar kits para verificação de vacinas e exames capazes de informar se o cão está protegido ou não de certas doenças. As vacinas só devem ser dadas de acordo com fatores como: idade, estado de saúde, histórico de vacinas e reações adversas, porte e raça, onde o cão vive, estilo de vida, entre outros.

Pode-se classificar as vacinas para pets em essenciais, opcionais e não-recomendadas. As essenciais são aquelas que todo cão deve receber por serem altamente eficazes e protegerem por anos contra doenças perigosas. Elas são: vacina contra cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose e raiva.

As vacinas opcionais protegem menos e previnem doenças mais amenas ou encontradas em determinadas regiões do país, como: leptospirose, leishmaniose visceral canina ou contra a “tosse dos canis”.

Finalmente, as não-recomendadas são aquelas de baixo custo-benefício, pouco eficientes ou para doenças pouco graves. Elas são contra a giardíase, a coronavirose (infecção intestinal em filhotes de até 8 semanas) e contra a micose.

É inteiramente plausível e indicado aos proprietários que customizem o protocolo de vacinas de seus animais, conversando com um veterinário ou profissional especializado. Você terá total controle de quais vacinas eles já tomaram. De qualquer maneira, dialogue sempre com um veterinário sobre a importância da vacinação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo