Artigos

Profissão: cão farejador

Embora sejam relacionados a atividades que envolvam a procura de drogas ilícitas escondidas em malas, os cães farejadores têm sido cada vez mais responsáveis pela procura de vitimas de desabamentos, fenômenos naturais e identificação de inúmeros objetos e pessoas.

A vida de um cão farejador pode ser comparada inclusive à vida de super heróis, já que existem inúmeras histórias de pessoas resgatadas graças à ajuda dos cães.

Sem título

Os cães em sua maioria, além de terem um ótimo olfato, também são muito leais, corajosos e sempre com muita energia. As raças como Pastor Alemão, Labrador, Pastor Belga e Pastor Holandês ganham destaque. Esses cães gostam de agradar os seus donos e, se treinados desde filhotes e incentivados a desenvolverem o sentido olfativo, podem identificar diversos itens nas mais variadas situações. As fêmeas são as preferidas, embora o gênero não seja empecilho para o cão se tornar um farejador em uma equipe. Elas sofrem menos distrações, como marcar território com mais frequência e correr atrás de cadelas no cio.

As técnicas para o treinamento de cães farejadores começam quando eles ainda são filhotes e vão desde treinamentos para aguçar o olfato até os ensinamentos de como encontrar sua comida entre diversos outros alimentos e objetos. Após cerca de um ano, o cão passa por uma nova fase de treinamento em que é adestrado e recebe comandos para identificar e buscar odores específicos, por meio de uma relação de ação e recompensa. Em hipótese alguma, os cães têm contatos com drogas ilícitas e se, por algum motivo eles não conseguirem atender às expectativas dos treinamentos para farejador, são afastados do treinamento sem punições ou maus tratos.

Para ajudar na busca de drogas e objetos, o treinamento envolve o odor de substâncias ilícitas e brinquedos que o animal gosta, por exemplo. Com a repetição do treinamento, o cão passa a assimilar o odor com o brinquedo, encontrando mais facilmente o local em que possivelmente estaria a droga. Os cães farejadores também são treinados para sempre apresentarem o mesmo comportamento nos momentos que encontrarem algum objeto ou droga, seja mordendo, latindo ou arranhando o local suspeito.

Artigo AnteriorPróximo Artigo