Artigos

Canários: elegantes e coloridos

Ter um pássaro pode deixar o ambiente onde você vive mais divertido e bonito. Os canários costumam estar sempre na lista das aves mais populares para se criar. No entanto, você sabe quais são os diferentes tipos de espécie do pet?

Apesar de todos eles pertencerem à mesma classe chamada de Serinus, existem três principais raças: as de cor, as de cantos e as de forma e posição – todas evoluídas de uma raça originária das Ilhas Canárias, onde receberam o nome de “canário”.

6347567576_7f5c2346e7_b

O Ágata, verde e castanho, foi uma das primeiras espécies coloridas a serem vistas. A partir dela, surgiram variedades de pelagens nas cores branca, azul e vermelha, derivadas de cruzamentos entre parceiros selecionados por diferentes criadores.

Os cantores costumam ser machos, uma vez que atraem suas parceiras por meio de seu cantar. Eles podem imitar canções que ouvem de outros pássaros, estimulando o próprio ouvido ao escutar diversos tipos de música e, depois, reproduzi-las.

Um dos canários mais famosos é o Harz Roller, da Alemanha. Ele canta com o bico quase fechado e emite sons calmos e profundos. O Waterslager Belga é o segundo colocado entre os melhores cantores. Seu timbre lembra o som de um rio.

O Americano Singer é fruto do cruzamento entre o canário Roller e o Border, conhecido pela sua plumagem formosa. O Timbrado Espanhol, no entanto, é o que tem o canto mais potente (com uma cadência de notas metálicas e agudas).

Quando se fala em canários com diferentes tipos de tamanhos e formas, eles podem ser caracterizados por sua altura, peso e tamanho. O Gloster possui uma crista única e excêntrica. As raças mais comuns são: Border, Fife, York, Norwich e Gloster. Enquanto o Border e o Fife são menores, o York e o Norwich são maiores.

Com certeza, é muito difícil escolher uma entre tantas opções de pássaros interessantes. Mas todos possuem um encanto e habilidade, tornando a tarefa não menos simples, porém, mais agradável. O que vale é escolher o que mais se aproxima ao seu ideal de beleza animal, levando sempre em consideração se você terá condições de criar o pet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo