Notícias

Nova coleira traduz linguagem corporal de cachorros

Uma nova forma de ler as interpretações e sinais caninos de nossos pets pode ser vista pela invenção de uma coleira. Isso porque pesquisadores americanos afirmam ter criado uma que irá tornar mais fácil a comunicação entre humanos e cães.

Dr. David Roberts e um cão assistente, demonstrando o aparelho - Foto: Universidade do Estado da Carolina do Norte
Dr. David Roberts e um cão assistente, demonstrando o aparelho – Foto: Universidade do Estado da Carolina do Norte

A equipe da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, comentou que “a coleira possui uma tecnologia que visa interpretar os sinais utilizados pelos cães em sua linguagem corporal”. De acordo com os estudiosos, “o aparelho ainda traduz a linguagem humana em sinais, para que os cães possam entendê-la”.

O médico David Roberts, professor de ciências da computação na universidade, explica que “há um protótipo totalmente funcional, refinando o projeto enquanto exploram-se mais e mais as aplicações para a plataforma”.

A coleira, além de tudo, consegue medir a temperatura e os batimentos cardíacos, disponibilizando informações sobre o estado psicológico do pet e no diagnóstico do grau de estresse de cães guias.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia também pode ser usada em cães de procura e de regaste, adicionando sensores que ajudam na detecção de diversos fatores ambientais, como vazamentos de gás, por exemplo.

Essa é uma ótima maneira de entrar em contato de maneira mais profunda, prática e simples com o seu bichinho de estimação. Além disso, a nova coleira poderá ajudar cães de serviço a trabalharem melhor e ajudarem mais as pessoas e a sociedade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo