Artigos

Meu cão engasgou!

Muitos cães podem se engasgar ao comer um osso, certos alimentos e até brinquedos e outros objetos colocados na boca. Quando isso acontece, tanto ele quanto os donos podem passar por momentos difíceis e de desespero. Porém, é mais aconselhável que os proprietários tentem acalmar o pet nessas horas.

afdg

Se o animal estiver engasgado, ele pode tentar limpar a boca com as patas, ter dificuldades ao respirar, exibir palidez, língua e mucosas azuis e até desmaiar. A primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário. Enquanto isso não acontece, há algumas medidas que podem ser tomadas.

O animal se sentirá ameaçado ou amedrontado. Por isso, é comum ele tentar morder e fugir. No entanto, quanto mais calmo ele estiver, melhor irá respirar facilitando os primeiros socorros.

Abra a boca do bicho, com calma, e segure o seu maxilar. Pressione os lábios e mantenha a boca aberta, sem machucá-lo. Se possível, remova o objeto com os dedos, deitando o pet de lado.

Caso você perceba que o objeto é pontiagudo ou que vá machucar o cão, causando danos mais graves, leve-o ao socorro veterinário e tome cuidado. Em cachorros grandes coloque as mãos atrás do tórax do animal, apertando a parte do corpo com os dedos com bastante firmeza. Repita a ação, de maneira rápida, até que ele cuspa o objeto. 

A respiração artificial pode auxiliar. Feche a boca do cão e assopre as narinas dele. Após tirar o objeto, caso o animal não esteja respirando, coloque os dedos no meio do peito para sentir a sua pulsação. Em seguida, estenda o pescoço e assopre as narinas. Certifique-se de que ele esteja com a boca fechada. Faça o movimento em espaços de tempo de 3 a 5 segundos. Repita o procedimento até que ele recupere o fôlego e o tórax volte aos movimentos normais.

Com movimentos de compressão no tórax, vá alternando com a respiração artificial. Se ela for feita, mas não houver batimentos cardíacos, é necessário fazer uma reanimação cardiorrespiratória. Pressione o tórax e conte até dois. Solte-o, em uma contagem de um. Repita o movimento em até 90 vezes por minuto e pressione com firmeza, mas não machuque o pet. 

Os processos citados acima só podem ser realizados após a remoção do objeto. Enquanto você os faz, alterne com os de respiração, segurando a boca do cão e assoprando as narinas com força, por 3 segundos, repetindo de 10 a 20 vezes o exercício por minuto. 

Com o procedimento feito, o atendimento médico deverá estar próximo ou, pelo menos, a caminho. Pode haver complicações cardiorrespiratórias que só um veterinário conseguirá cuidar, já que partes do objeto poderão ter sido engolidas, por exemplo. Dessa forma, apenas um profissional estará pronto para resolver esse tipo de emergência.
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo