Notícias

Os melhores cães para apartamentos e os melhores apartamentos para cães

Ter um cãozinho é o sonho de muitas pessoas, porém é preciso levar em consideração alguns fatores para que você e seu pet não desenvolvam uma relação frustrada.

Fique de olho nas dicas sobre como ter um cão em um apartamento e como escolher um apê legal e confortável para todos.

No primeiro momento, vamos levar em consideração o fato de você já possuir um cão e ter que se mudar para um apartamento. Esse pode ser um processo muito difícil e complexo, pois os animais muitas vezes se acostumam com o seu cantinho e não são tão suscetíveis a mudanças.

cães para apartamentos

Melhores apartamentos para cães

Para você que já tem um pet, é importante adaptá-lo ao novo ambiente com passeios ao novo local, interações com a nova vizinhança e visita pelos arredores do bairro.

Muitas pessoas afirmam que levar um cão de porte grande a um apartamento pode ser um ato cruel, porém muitas raças se adaptam normalmente ao novo lar, claro, se forem levados a passeios diários.

No período de adaptação é importante deixar seu cão “fazer tudo o que ele deseja”. Sim, isso mesmo. Deixar seu cãozinho livre é uma ótima saída, assim eles marcam território, cheiram tudo o que quiserem, rolem para lá e para cá e ao final seu pet estará no domínio do seu apê e, o melhor, sem estresse por parte do animal.

Outra dica é não deixá-lo sozinho por muito tempo. Eles podem achar que você se mudou e o abandonou. Como todos hoje em dia têm uma rotina agitada e ficam horas foram de casa é importante ao chegar brincar bastante com seu amigo, levá-lo para passear e dar um petisco diferente para alegrá-lo.

cães para apartamentos poodle

Melhores cães para apartamentos

Para você que ainda não tem um cãozinho, vale a pena pesquisar quais as raças que melhor se adaptam em ambientes menores como os apartamentos. Cães como o Buldogue Inglês, Pug, Buldogue Francês, Spitz Alemão, Shih Tzu, Lhasa Apso, Chihuahua, Yorkshire Terrier, Maltês, Poodle Toy são excelentes opções para quem deseja ter um amigão em um apê.

Segundo pesquisas, cadelas são ótimas opções para um apartamento, pois não precisam marcar território como os machos. Assim as fêmeas podem se adaptar mais facilmente ao uso de caixas e tapetes higiênicos.

Para evitar o estresse e os futuros latidos do seu cãozinho, é importante mantê-lo distraído durante o dia. Leve-o para passear (ao menos uma vez ao dia), dê a eles brinquedos interativos, ossos e um cantinho aconchegante para descansar. Lembre-se também que os animais devem estar com as vacinas em dia para não prejudicar a saúde.

Se seu pet ainda assim ficar estressado ou até mesmo triste talvez seja o momento de adestrá-lo e desenvolver suas habilidades de controle. Uma dica bem é legal acostumar seu cãozinho ainda filhote a utilizar a caixa de transporte. Cães adaptados a ela costumam ser mais receptivos a novos ambientes e mudanças frequentes. Outro bom motivo para adestrar seu cãozinho é o fato de ele aprender a usar as caixas de limpeza, ter uma rotina estabelecida e aprender a controlar suas emoções.

Lembre-se: tanto para cães mais velhos como para filhotes é importante desenvolver o gosto pela prática de exercícios. Os cães sedentários tendem a desenvolver obesidade, má articulação, estresse, dificuldade respiratória e para os cães menores, problemas e fraturas nos ossos. Por isso é importante realizar passeios frequentes, oferecer uma boa alimentação ao pet e mantê-lo sempre em atividade.

cães para apartamentos 2

A socialização também é um fator de extrema importância para seu cão. Assim como os seres humanos, os cãezinhos precisam ter contato com outros animais, brincar, “conversar” com eles e distrair a cabeça. Leve seu pet para os parques e bosques do seu bairro ou até mesmo para um simples passeio pelas ruas. Com toda certeza, ele irá adorar.

Após ter “escolhido” seu cão ou levar aquele seu velho amigo para uma mudança, chegou a hora de escolher um novo lar.

Como você tem um pet é importantíssimo levar essa questão como prioridade na hora de escolher as opões de novos apartamentos.

O primeiro passo é visitar o bairro onde seu futuro apê está instalado. Confira se ele possui parques e praças que aceitem cães e quais as regras desses parques. Observe se você pode levar seu cãozinho sem coleira para um passeio mais a vontade.

De um modo geral (se for possível) encontre um bairro com o estilo mais dog- friendly que são bairros mais preparados para receberem cães. Esses bairros geralmente oferecem opções de spas para cães, salões de beleza, clínicas veterinárias completas e lojas que aceitam receber os cãezinhos para fazer compras junto aos seus donos.

Para a escolha de seu futuro apê é importante levar alguns pontos em consideração. Se for possível escolha um apartamento com uma metragem maior. Assim você e seu cãozinho terão mais espaço de lazer e nada ficará “apertado” em seu novo lar. Lembre-se: algumas raças precisam de espaço para correr, se alimentar, fazer suas necessidades básicas e brincar.

Dê preferência apartamentos que possuem varandas. Os pets adoram “vigiar” a vizinhança e explorar o mundo, por isso é bem interessante oferecer uma área aberta para seu cão circular e respirar melhor. Lembre-se de instalar redes ou travas de proteção neste cômodo, principalmente para cães mais eufóricos e para os filhotes que adoram mastigar tudo o que veem pela frente.

Avalie também se o apartamento oferece uma área de lazer para o seu cão brincar. Os cães adoram áreas verdes e livres para correr e gastar sua energia. Se o condomínio oferece piscina tome cuidado com o acesso de seu cão a ela. Geralmente, as regras dos condomínios não aceitam que os cães entrem na piscina (por mais que seu animalzinho seja limpo), portanto é importante checar as regras de utilização da piscina. Outro ponto é tomar cuidado para que seu cão não chegue perto dela para que ele não sofra nenhum acidente como afogamento por exemplo.

cães para apartamentos 3

Conheça seus futuros vizinhos. Sim, isso é muito importante. Ter um cão não é somente cuidar dele e mantê-lo são e salvo, um cão faz barulho, late, chora e adora pular em sua direção quando você chega em casa. Todos esses fatores podem incomodar os vizinhos e gerar um mal-estar entre vocês. Por isso quando você for se mudar conheça seus vizinhos e apresente seu cão. Faça seu cão se familiarizar com os outros moradores e até fazer amizade com outros cãezinhos do prédio.

Aceite críticas. No começo é bem provável você receber uma reclamação vinda de um vizinho ou do próprio síndico do condomínio. Não se estresse e procure aceitar as críticas e sugestões da vizinhança. Criar mais problemas e conflitos não é a melhor solução.

O mais importante de tudo isso que foi dito é dar amor e carinho ao seu cão. Cuide bem dele, brinque, leve-o para passear, beije-o bastante, assim seu cãozinho não ficará estressado e consequentemente não causará problemas com seus futuros vizinhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo