Notícias

Por que os gatos são loucos por caixas?

Quem tem gato sabe: basta aparecer uma caixa de papelão e a diversão é garantida!

Você pode comprar um novo arranhador ou uma nova bolinha, mas nada deixará seu gato mais feliz do que uma simples caixa abandonada.

loucos por caixas

Você já parou para pensar no motivo desta atitude comum a todos os felinos? Por que aquele cantinho apertado parece tão irresistível?

A ciência ainda estuda este comportamento, mas biólogos holandeses foram atrás das respostas. O palpite? Herança da vida predatória.

As caixas proporcionam uma proteção extra para os bichanos. Eles podem ficar ali bolando uma emboscada para suas pernas ou um plano de caça para a lagartixa estacionada na parede. Mas a resposta pode ir além disso! Bioveterinários especializados em comportamento felino revelaram hipóteses concretas de que os gatos não apenas gostam de caixas, mas realmente precisam delas.

Para chegar a este resultado, eles fizeram um experimento: dividiram 19 gatos em dois grupos e os colocaram em dois ambientes diferentes. Uma turma tinha acesso a caixas para se esconder e a outra não. Durante 14 dias, os pesquisadores observaram o comportamento e os sinais de estresse dos animais. Os gatos que podiam usar a caixa ficavam bem menos estressados, se adaptavam mais rápido ao novo ambiente e demonstravam mais interesse em interagir com seres humanos.

De acordo com a pesquisa, a conclusão é de que, para os felinos, as caixas funcionam como uma proteção um bom esconderijo para caçar ou fugir de predadores. “Esconder-se é uma estratégia comportamental das espécies para conviver com mudanças no ambiente e com o estresse”, conta Claudia Vinke, uma das autoras da pesquisa.

Todos os gatos se escondem quando se sentem ameaçados ou estressados, mesmo os selvagens. A diferença é que os gatos domésticos não podem subir em árvores e se escondem em caixas de sapatos. Portanto, se você quer alegrar seu bichano, já sabe o que fazer.

Abaixo separamos dois vídeos para você comprovar a fixação de gatos por caixas de papelão. Um deles mostra que nem mesmo os felinos selvagens não resistem a este “brinquedo”!

Felinos selvagens em caixas:

Gatinhos em caixas:

Artigo AnteriorPróximo Artigo