Notícias

Hachiko e seu dono ganham final feliz depois de 80 anos

Muitos já conhecem a história de Hidesaburo Ueno e Hachiko. Todas as manhãs, Hachiko acompanhava seu dono até a estação de trem na ida ao trabalho. Ao final de cada dia, lá estava o cão aguardando seu companheiro para a caminhada até em casa novamente.

Estátua na Universidade de Tóquio homenageia o companheirismo e lealdade Hachiko
Estátua na Universidade de Tóquio homenageia o companheirismo e lealdade

Até que um dia, Ueno, que era professor, teve um colapso em sala de aula e não apareceu para ser recebido pelo cão na estação. Durante nove anos, Hachiko o esperou no mesmo lugar, no mesmo horário, na esperança de que o amado dono voltasse. A história deu origem a dois filmes: Seijirō Kōyama’s 1987 Hachikō Monogatari e, em 2009, produzido em Hollywood, Hachi: A Dog’s Tale, com o ator Richard Gere no papel do dono.

Estátua no pátio da estação de Shibuya, em Tóquio Hachiko
Estátua no pátio da estação de Shibuya, em Tóquio

Hachiko tem uma estátua no pátio da estação de Shibuya, em Tóquio, que transmite o espírito leal do cão em todos os anos de espera. No Museu de Ciência e Natureza, o animal empalhado está disponível para visitação.

Museu de Ciência e Natureza: animal empalhado em exposição Hachiko
Museu de Ciência e Natureza: animal empalhado em exposição

Agora, 80 anos depois – 90 desde a morte de Ueno –, cão e dono se reúnem na figura de uma estátua na Universidade de Tóquio, em uma peça que homenageia o amor e o companheirismo que nem o tempo foi capaz de abalar. A escultura foi encomendada pelo Departamento de Agricultura, onde Ueno desempenhou um papel notável como engenheiro agrícola.

Artigo AnteriorPróximo Artigo