Artigos

Bernese Mountain Dog: uma raça dócil e que precisa de espaço

Ele pode ser confundido com um São Bernardo e é menos comum de ser visto nas ruas do que um Golden Retriever, por exemplo. Porém, o Bernese Mountain Dog, ou só Bernese, é tão bonito, carinhoso e simpático quanto os cães citados acima.

Bernese Mountain Dog 1

Conhecido originalmente por ser um pet trabalhador, de tração e de origem montanhosa e suíça, seu porte é grande e seu pelo longo, liso e macio. Ele não é tão popular no Brasil, mas vem ganhando cada vez mais fãs, principalmente em São Paulo.

Origem

A raça quase chegou a entrar em extinção no fim dos anos 1800. Contudo, conseguiu sobreviver. Acredita-se que eles surgiram na época da invasão romana, na Suíça, quando os cães da raça Mastiffs cruzaram com cachorros guardadores de rebanho nativos, criando a raça Bernese, forte e capaz de resistir ao clima dos Alpes, servindo como cão de tração, guardador de rebanho e cão pastor. Infelizmente, poucas tentativas aconteceram para tentar perpetuar a raça na época.

Bernese Mountain Dog 2

Convivência e comportamento

O Bernese se dá bem com crianças, pois não pula muito e late pouco. São bastante inteligentes, leais e sensíveis, de fácil convivência e um bom companheiro para a família. Geralmente, convivem bem com outros cães e animais.Adoram o clima frio e não gostam de ficar sozinhos durante muito tempo. Precisam de companhia constante.

Bernese Mountain Dog 3

Não são recomendados de serem criados em apartamentos e necessitam de um local amplo para viverem. Precisam de atividades físicas regulares e moderadas, como uma caminhada no parque ou um passeio de coleira pela rua.

Escovação e limpeza nas orelhas necessitam de atenção extra. Seus pelos devem ser escovados de uma a duas vezes por semana (com maior frequência quando ele estiver na fase de troca deles). Ele deve tomar banho regularmente, ser escovado semanalmente e suas orelhas devem ser limpas mensalmente, para evitar problemas no ouvido, como a otite.

Cuidados com a saúde

Tome cuidado ao levá-lo para passear em áreas verdes. Eles podem contrair pulgas e carrapatos difíceis de serem percebidos em pelos longos e escuros. Problemas comuns da raça: displasia de quadril, ombros e cotovelo, histiocitose, fragmentação do processo coronoide, torção gástrica, atrofia progressiva da retina e hipomielinização. Exames sugeridos por veterinários: quadril, cotovelos e olhos. São necessários cuidados extras contra insolação em calor extremo.

Ficha técnica

Cor: preto, branco e marrom;
Expectativa de vida: 7 a 12 anos;
Olhos: marrom escuro;
Nível de energia: médio;
Pelagem: grossa, longa e lisa;
Características: agilidade e inteligência.
Tamanho: de 64 a 70 cm (machos) e 58 a 66 cm (fêmeas);
Peso: 35 kg e 50 kg.

Artigo AnteriorPróximo Artigo