Artigos

Casa abriga cães idosos e doentes em Porto Alegre

Marcia Simch é uma das fundadoras da organização “Bicho de Rua”, localizada no bairro de Petrópolis, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Lá, a dentista abriga animais doentes, idosos e que tenham sofrido todos os tipos de maus tratos.

O progresso na recuperação dos pets e a lealdade que recebe deles é o que faz com que Márcia continue com o projeto. Estima-se que ela já tenha resgatado mais de 10 cães até agora.

Marcia Simch, fundadora da organização “Bicho de Rua para caes idosos”
Marcia Simch, fundadora da organização “Bicho de Rua”

Todos os animais recebem medicações devidas e cuidados permanentes. “Adotar um animal idoso é uma escolha mais difícil, mas eles têm toda a capacidade de integrar um lar. A convivência é tão rica que eles fazem muito mais bem para mim do que eu para eles. Sofro mais, porque a vidinha deles já é mais curta, mas dou um final bom para quem teve um começo ruim”, explica Marcia.

Como ativista de causas em prol do bem-estar dos cães, ela também observa tudo o que um ser humano é capaz de fazer com um animal. “Tem situações em que me pergunto: ‘que humano é esse que faz isso com um animal? Mas não adianta ter pena. A pena tem que se transformar em ação”, enfatiza.

De acordo com cada tipo de diagnóstico, os bichos são levados para centros de reabilitação. Em tratamentos que não obtiveram o sucesso esperado e na piora de saúde do pet, é preciso determinar se haverá a opção ou não de sacrificá-lo, em comum acordo com um veterinário.

Por mais que a decisão seja dura e difícil, lidar com a perda é uma forma de evolução e aprendizagem essenciais tanto aos animais quanto aos humanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo