Notícias

Projeto com cães trata crianças doentes no interior de São Paulo

Uma vez por semana, as crianças do Hospital Municipal de São José dos Campos, em São Paulo, recebem as visitas de “cães amigos” que as ajudam a implementar terapias de tratamento pediátrico. A medida foi adotada para tornar o ambiente mais humano, leve e divertido, imitando a própria casa dos pacientes.

projeto trata crianças doentes com ajuda de cães

O projeto, que se chama “Cão Amigo”, que trata crianças doentes foi criado em outubro de 2014 e já faz parte da rotina dos funcionários e pacientes. Ele acontece toda sexta-feira, de tarde. Quatro cães são parte da visita: labradores, golden retrievers, pastores alemães e malteses. Porém, os pets precisam de autorização médica para brincar com as crianças.

“A terapia com cães acontece desde a década de 1990, em São Paulo. Buscamos trazer o ambiente familiar para dentro do hospital, proporcionando um momento de descontração. As crianças ficam mais alegres, brincam e interagem mais”, explica a coordenadora da Seção Materno Infantil, Christiany Cavalcante, em entrevista ao Portal G1.

Crianças com diversas doenças podem participar da ação. Os cães são vermifugados e higienizados e têm até uma mascote, a maltês Belinha que conquistou o amor de Yasmim, internada há um ano e meio pela suspeita de ter fibrose cística, doença genética hereditária que altera as secreções corporais.

Outra amiga de quatro patas é a pastora alemã Fraya,. “A Fraya já tem 10 anos, é calma, tem muito contato já com crianças e está acostumada com aglomerações. É ideal pra esse tipo de trabalho”, afirma o dono da cachorra Sérgio Oliveira que também é um dos voluntários do projeto.

O presidente da Sociedade Valeparaibana de Cães Pastores Alemães, Luiz Araújo, disse que é parceiro do projeto “Cão Amigo” e esclareceu que “as características e aptidões de um animal são observadas nos primeiros meses”. “Os cães que estão aqui são cães mais voltados ao esporte e ao trabalho. Não são tão bonitos quantos os cães que vemos nas exposições, mas são bonitos pelo trabalho que executam”, admite.

trata crianças doentes com projeto cão amigo - Copia
cao amigo trata crianças doentes - Copia
projeto cao amigo trata crianças doentes
trata crianças doentes cao amigo e crianca - Copia
trata crianças doentes cao amigo
trata crianças doentes cao usado para tratamento - Copia
Artigo AnteriorPróximo Artigo