Artigos

O que seu gato pensa sobre você?

Estamos juntos por 9.500 anos. No mundo são cerca de três gatos para cada cachorro. Mas a verdade é que sabemos muito pouco sobre nossos amigos felinos.

Você já parou para imaginar o que seu gato pensa sobre você? De acordo com o especialista em comportamento do gato da Universidade de Bristol, no Reino Unido, e autor do novo livro “Cat Sense” (ou “Senso Felino” em tradução livre) John Bradshaw, nossos gatos de estimação não nos entendem como os cães da mesma forma que os cães.

“São muitas as pesquisas sobre cães e como eles interagem com os humanos. É claro que os cães nos veem como sendo diferentes deles, pois assim que veem uma pessoa, eles mudam seu comportamento. A maneira como um cão brinca com um humano é muito diferente do jeito que brinca com outro cachorro”, comenta Bradshaw.

O pesquisador já aprofundou seus estudos em gatos domésticos, livres e em abrigos animais para compreender como eles interagem entre si e deduzir sua estrutura social.

“Ainda não descobrimos nada sobre o comportamento do gato sugerindo que eles nos vejam de forma diferente quando estão socializando conosco. Eles sabem que somos maiores do que eles, mas não parecem ter alterado seu comportamento social em razão disso. Colocar o rabo no ar, se esfregar em nossas pernas e sentar-se ao nosso lado são os mesmos comportamentos de gatos com outros gatos”, explica o especialista.

Mas os gatos se consideram superiores a nós? Para Bradshaw, a resposta é não. Eles acham que somos desajeitados, pois os gatos não tropeçam nas pessoas como nós tropeçamos neles. “Eles não pensam que somos seres burros e estúpidos: gatos não se esfregam em um outro gato que é inferior a eles”, esclarece.

Os gatos são animais inteligentes, porque aprendem como seus donos são e usam sons para conseguir o que querem. Por exemplo: pedir comida a uma pessoa acostumada a se levantar de madrugada? Ou usar um miado familiar para ganhar carinho.

Será que podemos dizer que os gatos entendem mais de humanos do que os humanos de gatos?

Artigo AnteriorPróximo Artigo