Artigos

Gatos entendem sentimentos e copiam expressões dos donos

Quem nunca ouviu aquele papo de que os gatos são egoístas e não estão nem aí para os donos? Pois é, esqueça esta história e comece a se policiar das caras e bocas que você faz quando está perto do seu bichano. Porque, de acordo com pesquisadores, os gatos entendem suas expressões faciais e são até mesmo capazes de imitá-las!

gatos copiam expressões de donos

Um estudo italiano revelou que os gatos prestam tanta, mas tanta atenção aos donos que imitam seus hábitos e expressões. Com base nas suas reações, eles constroem sua própria maneira de entender o mundo e reagir às novidades.

Para chegar a esta conclusão, pesquisadores estudaram 24 gatos e seus respectivos donos, verificando se os animais prestavam atenção às reações dos humanos. Cada dupla ficou acomodada em uma sala com um ventilador cheio de fitas plásticas verdes penduradas. A porta da sala estava entre uma tela e uma câmera. A intenção do experimento era verificar se os gatos usam a informação emocional dos donos sobre um objeto desconhecido para guiar seu próprio comportamento.

A entrar na sala, os donos olhavam para o ventilador de maneira neutra. Depois, mostravam uma reação negativa (afastamento do objeto ou medo) ou positiva (felicidade) – sempre mantendo a trajetória do olhar do gato para o ventilador e do ventilador para o gato.

Em 79% dos casos, os animais olhavam o objeto e o dono de forma a compreender o que estava acontecendo. Quando a expressão do dono era negativa, os bichinhos começavam a olhar mais para a tela, onde estava localizada a única saída. Isso sugeriria que os gatos estariam preocupados e pensando em encontrar uma maneira de fugir, de acordo com a pesquisa.

Portanto, fique de olho: seu gato pode perceber quando você demonstra raiva, preocupação ou medo e agir da mesma maneira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo