Artigos

Gatos: falta de apetite pede atenção redobrada

A maioria dos gatos possui um paladar muito exigente, o que pode acarretar alguns problemas quando o assunto é alimentação. Fatores internos e externos podem contribuir para que alguns gatos neguem-se a comer (falta de apetite) e, com isso, vir a desenvolver um quadro de anorexia.

falta de apetite

Anorexia é a redução ou perda de apetite que pode resultar em extrema magreza e na perda de nutrientes importantes para a sobrevivência do indivíduo, seja ele animal ou humano. Mas com os gatos o processo nem sempre está ligado com distúrbios psicológicos, como é comum em humanos.

Úlceras, tumores, dor nos dentes, doença intestinal, linfoma alimentar, lipidose hepática, doença renal crônica e viroses são as doenças que mais causam anorexia em gatos.

O estresse causado por mudança de casa, alteração na dieta, ausência do dono por longos períodos, viagens ou até mesmo a chegada de novo membro na família, seja ele pessoa ou animal, também pode contribuir para a perda de apetite.

O manejo de um gato com anorexia sempre deve ser feito com o acompanhamento de um veterinário, pois é ele é o único capaz de diagnosticar a causa da anorexia e recomendar o melhor tratamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo