Artigos

Cachorro salva-vidas: o incrível cão d’água português

Sua familiaridade com a água o fez ser chamado de cão D’Água Português, e esta raça ganhou popularidade por ter sido escolhida pela família de Barack Obama, presidente dos EUA.

Sua habilidade aquática não se limita ao nado. Ele também sabe mergulhar e, inclusive, suas patas possuem membranas que facilitam a locomoção na água.

A utilização de cães no auxílio de resgates de vítimas em acidentes é mais comum do que se imagina. No Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (GAFAB), dois labradores e um FoxHound auxiliam nas missões de busca e salvamento.

salva-vidas-cao-da-agua

Já na Itália, alguns cães d’água demonstram suas habilidades como cachorro salva-vidas. A equipe com cães d’água portugueses ajuda as autoridades italianas em diversos serviços. Eles são ensinados a resgatarem pessoas ao mar e até botes à deriva. Incrível.

Um pouco de sua história:

Nos tempos antigos, era comumente encontrado dentro dos navios e embarcações. Levava mensagens de um navio para o outro, latia para avisar sobre nevoeiros e mergulhava para recuperar equipamentos caídos na água.

Ao longo do tempo, com as técnicas de pescaria mais desenvolvidas, foi deixando de acompanhar os pescadores e marinheiros nas embarcações e sua existência ficou ameaçada.

O difusor desta raça em Portugal chamava-se Dr. Vasco Bensaúde, um canicultor. Nos anos 30 a raça já estava quase em extinção, mas o Dr. Vasco ajudou a salvá-la.

Nos dias de hoje, o principal criador da raça encontra-se nos Estados Unidos, e o preço mínimo é de U$3.000,00. Sua personalidade é aventureira, carinhosa, leal e atlética. Possui facilidade de adaptação em diferentes ambientes e deve praticar exercícios.

Eles necessitam de 30 minutos a 1 hora de exercícios estimulantes por dia, seja na terra ou na água. Sem o exercício ou estímulos, pode tornar-se infeliz e destruidor de mobílias e objetos.

São considerados pets hipoalergênicos, soltam pouco pelo, quando escovados diariamente. Bem tratado, torna-se um excelente companheiro, além de possuir bom relacionamento com outros pets e crianças. Veja mais características sobre a raça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo