Artigos

Cães e gatos pegam gripe de humanos?

Você sabia que os cães ficam doentes apenas se contaminados por outros cães? Já os gatos estão suscetíveis a pegar gripe ou resfriado de humanos.

cao-gripe

Porém, nós não podemos pegar o vírus de gatos. O vírus da gripe acopla-se ao sistema respiratório dos felinos, como acontece em humanos, segundo Scott Weeze, professor de Medicina Veterinária no Canadá. O vírus H1N1 foi encontrado também em gatos nos Estados Unidos, em 2009.

Apenas em 1979, por meio de pesquisas, ficamos sabendo que gatos podem ficar gripados. Para os cães, o mesmo foi atestado somente em 2000.

Essa questão é alvo de pesquisas desde então, pois o vírus da gripe pode modificar-se muito facilmente e precisa ser monitorado de perto.

Os sintomas nos pets são similares aos nossos e incluem problemas respiratórios, coriza no nariz, olhos lacrimejantes e fadiga.

Se você observar sintomas de gripe no seu pet, leve-o ao veterinário e receba orientações para tratamento adequado. E se você estiver doente, procure lavar sempre as mãos antes de tocar no seu bichano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo