Notícias

PM adota cão e batiza de Cabo Pitoco

Um cachorrinho de mais ou menos 30 centímetros de altura, pelos beges e que vivia em um posto de gasolina em Pirituba, na zona norte de São Paulo. Esta poderia ser a história de mais um animal na maior cidade do país. Mas não foi.

Fonte: Facebook Sargento Francisco Alexandre Filho e Cabo Pitoco: amigos e parceiros.
Fonte: Facebook
Sargento Francisco Alexandre Filho e Cabo Pitoco: amigos e parceiros.

Pitoco, que adora policiais militares causou alvoroço nas redes sociais desde que um vídeo foi postado nas páginas de admiradores da PM, há três meses. Nas imagens, o cão fica radiante com a chegada de uma viatura no posto de gasolina, como se desse as boas-vindas aos amigos fardados.

Não é à toa que Pitoco agora ganhou uma patente: é o Cabo Pitoco.

A repercussão do vídeo foi tanta que o peludo ganhou uma página própria no Facebook, cujas publicações são compartilhadas por centenas de usuários da rede social. Acredite se quiser, já são mais de 20 mil seguidores de Cabo Pitoco. Nas fotos, ele aparece em montagens com colete, boina e armas da PM. As pessoas indagam como está o cachorrinho, compartilham fotos de seus próprios animais e doações de roupa e comida. Na semana passada, a página recebeu mais de 2.000 acessos.

Usando uma coleira de couro com pingente em formato de osso, que leva a gravação de seu nome, Pitoco se entrega aos carinhos de quem passa. Só não tente tirá-lo de dentro da viatura ou verá o ranger de seus dentes. Ah, e temos as bicicletas: elas despertam a fúria do amigável cãozinho. “Ele corre como um louco”, segundo o frentista Adam Barbosa, de 23 anos.

Fonte: Facebook Pitoco e seu xodó, a viatura: cão mostra os dentes quando tentam tirá-lo do veículo.
Fonte: Facebook
Pitoco e seu xodó, a viatura: cão mostra os dentes quando tentam tirá-lo do veículo.

Cabo Pitoco chegou ao posto de gasolina em que mora ainda filhote, há cerca de dois anos. É lá que todas as viaturas da 2ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) abastecem seus tanques. O batalhão da PM é conhecido por organizar eventos de doação de ração para cães de rua . Foram mais de 300 quilos arrecadados e apenas dois encontros.

Mascote da PM

O criador da página do Cabo Pitoco no Facebook é o sargento Francisco Alexandre Filho, de 45 anos, do 18º BPM, que já conta com 114 mil seguidores. A ideia de atribuir a patente militar ao cão partiu dele. “Ele já estava velhinho para ser soldado”, brinca o sargento.

O policial conheceu Pitoco quando patrulhava a região e abastecia a viatura no posto de gasolina.

Outros PMs que fazem seus lanches na loja de conveniência do posto agradavam o cachorrinho com petiscos e salgados. Com o passar do tempo, Pitoco associou os veículos aos amigos, e assim passou a segui-los e esperá-los em suas visitas. “Às vezes precisamos colocá-lo na viatura e voltar ao posto para devolvê-lo.” O PM tem hoje a ajuda de 14 pessoas para alimentar o conteúdo da página de Pitoco. “Ele não é só o mascote dos policiais, também faz parte da comunidade.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo