Notícias

Desvende 5 sentimentos do seu cão

Aprender a lidar com os hábitos e a personalidade de nossos pets é uma tarefa que se aprimora ao longo do tempo, como em qualquer outra relação. Saber “ler” os sentimentos do seu animal é algo que faz diferenças nas relações e no dia a dia.

Caso você seja um marinheiro de primeira viagem como dono de um cãozinho, este texto é especialmente importante, pois ajuda a compreender o comportamento de seu amigo canino.

Vamos desvendar a linguagem corporal, os sentimentos dos cachorros, de que forma podemos identificá-las e o que podemos fazer quanto a cada um deles.

  1. Tédio
  2. Seu cão começa a te seguir por toda a parte, não dá atenção para os seus brinquedos ou às atividades que costuma fazer. Ele começa a destruir a mobília quando você não em casa e fica latindo sem motivo. Saiba que isto é sinal de que ele está entediado.

    Tente fazer com que ele se interesse por coisas novas, quem sabe um brinquedo ou uma brincadeira? Nunca grite ou puna o animal quando ele está latindo, pois ele irá associar os latidos à conquista da sua atenção, mesmo que esta atenção sejam gritos e castigos.

    te

  3. Excitação
  4. Seu pet corre eletricamente pela casa, latindo em um tom estridente e balançando a cauda sem parar. Ele certamente está muito animado com alguma coisa ou louco de vontade de brincar e gastar energia.

    Uma solução é atirar alguma coisa para que ele vá buscar, para que se exercite um pouco. Se a ideia é que saia logo do estado de euforia, o jeito é manter uma atitude calma. Se der bronca, ele ficará ainda mais animado.

    Na hora de receber visitas, para controlar a excitação, tente colocá-lo na coleira, recompensando-o com petiscos quando ele se acalmar. Ele associará as coisas e ficará relaxado mais facilmente.

    LudVet
    Excitação

  5. Medo
  6. Orelhas voltadas para baixou ou para trás, ganidos agudos, olhos arregalados e o rabo entre as pernas. Seu cão está assustado com alguma coisa.

    Se o problema for um objeto ou barulho em casa, tente mostrar ao cão em um ambiente controlado que ele não precisa ter medo.

    Se o causador do medo for o som de trovões, fogos de artifício ou algo além do seu controle, fique ao lado do cão em um local em que se sinta seguro, faça carinho e fale em tom tranquilo, para que veja que está protegido. Isso aliviará o pânico até o perigo passar.

    Tudo sobre cachorros
    Medo

  7. Ameaça
  8. Se seu cão mostrar os dentes, rosnar, ficar com as pupilas contraídas, com postura de ataque e cauda em riste, saiba que ele está furioso. Pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado e não que queira machucar alguém.

    Tente descobrir o que está fazendo com que o cão se sinta acuado. Os animais territorialistas costumam se irritar quando algo ou alguém “invade” o seu espaço. A esterilização é capaz de diminuir esse instinto.

    Às vezes, é preciso colocar focinheiras para evitar que acabem ferindo as pessoas, animais ou mesmo a si. Converse com um veterinário e veja o pode ser feito para tornar o cão mais dócil.

    amea

  9. Felicidade

Esta é a mais fácil todas: língua pendurada para fora, olhos bem abertos e cauda balançando suavemente. Sim, ele está relaxado e feliz.

Para que ele continue assim, deixe à disposição dele água e comida fresca, brinque, passeie e leve-o a consultas periódicas no veterinário.

Para seu cão costuma ficar triste quando você sai de casa, evite se despedir dele e, ao voltar, não faça “festa”. Trate-o como se você tivesse saído por alguns momentos.

Os cães reservam muito mais emoções do que estas. Estudos já provaram que, assim como reconhecemos suas expressões, eles também reconhecem as nossas. Para uma relação gostosa e saudável, é essencial conhecer seu melhor amigo e estar disposto a oferecer a ele os cuidados e carinhos que ele precisa.

feli
Artigo AnteriorPróximo Artigo