Notícias

Após tragédia, cães e gatos são salvos em Mariana

Carla Sássi/Arquivo pessoal
Cães resgatados em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.

Voluntários resgataram cães e gatos em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais, após o rompimento das barragens da mineradora Samarco. “Os animais não foram abandonados pelas famílias. As pessoas que conseguiram sair andando ou em carros de resgate levaram seus animais”, conta a veterinária Carla Sássi, de Conselheiro Lafaiete.

EFE
Barragem rompida deixou distrito devastado.

Um grupo de estudantes, veterinários, bombeiros civis e membros da Associação Ouropretana de Proteção Animal (Aopa) teve a entrada permitida para realizar o resgate. “Infelizmente, muitos equinos e bovinos vieram a óbito”, disse a veterinária.

Carla Sássi/Arquivo pessoal
‘População não abandonou os animais’, disse veterinária Carla Sássi

Cerca de 50 animais foram resgatados, 32 deles, salvos por seus próprios donos, foram vacinados, vermifugados e receberam anti-pulgas. O grupo retirou mais de 15 cães e gatos do lugar e, felizmente, a maior parte dos bichos foi identificada por seus donos. Aqueles que não conseguiram abrigo foram conduzidos para o canil de Mariana, para terem os cuidados necessários.

Carla Sássi/Arquivo pessoal
Cães receberam cuidados em clínica de Ouro Branco.

Dois cães foram levados a uma clínica veterinária na cidade de Ouro Branco por estarem mais debilitados. “Um foi soterrado, cheio de barro, só conseguimos fazer o atendimento inicial no local, estava muito machucado”, descreveu a veterinária. No outro caso, um poodle tinha uma infecção grave nos olhos. Ambos foram medicados, limpos e serão encaminhados à adoção.

Carla Sássi/Arquivo pessoal
Cachorro com lama após resgate em Bento Rodrigues.

“Não conseguimos resgatar 10 cães mais ariscos e cinco gatos. Colocamos ração e vasilhas de água em áreas seguras e vamos retornar para nova tentativa”, contou Carla Sássi. Os voluntários programam fazer um mutirão de castração.

Carla Sássi/Arquivo pessoal
Voluntários resgataram animais.
Artigo AnteriorPróximo Artigo