Notícias

Cão de quase 2 m é o maior do Brasil

18_cao_de_quaseDustin e Patrícia: a afetividade do cão é notável
Crédito: Divulgação

Com quase 1 m entre a cernelha e a pata, e quase 2 m quando em pé, Dustin definitivamente não é um cão qualquer. Dono de um aspecto rústico e pelo desgrenhado e duro, o animal tem uma característica que o distingue dos demais: ele é considerado o maior cachorro do Brasil. Da mesma família dos famosos Galgos, o cão não é necessariamente bonito, mas muito observador, dócil, elegante e centrado.

O exemplar pertence à Patrícia Gonzalez e ao marido, moradores de Ribeirão Pires, região do ABC, em São Paulo. O casal mantém o único canil da raça no País, que hoje conta com 17 exemplares. A empresária explica que iniciaram a criação em 1979, interromperam por alguns anos, e retomaram em 2004. “Reiniciamos a criação, importando alguns exemplares do conceituado canil Saalmühle, na Alemanha e fundamos um novo canil, o Guarupe.”

Patrícia conta que o gasto médio com cada cão é de 300 reais mensais, entre ração e vacina anual, o que não chega a ser muito, se considerar o tamanho do animal. Ela explica que a venda de um de seus filhotes pode custar por volta de 8 mil reais, mas que o valor elevado é uma maneira de evitar a banalização da raça “ Estipulamos esse valor justamente apenas para pessoas que realmente amem os animais os comprem. Cansamos de ver cachorros abandonados na rua, e não gostaríamos que fizessem o mesmo com um dos nossos Irish”, explica.

Conhecendo o Irish Wolfhound

De comportamento brincalhão e ativo, o Irish Wolfhound é um caçador nato. Dono de um instinto de matilha, ele adora desbravar locais, sendo sempre muito fiel ao dono. Como descreve a própria criadora, o animal possui noção de seu tamanho, e respeita os animais e pessoas ao seu redor. “Ele é elegante e delicado. Não destrói nada, mesmo dentro de casa, além de respeitar crianças e cães menores. Tenho diversos Malteses em casa e nunca tive problemas entre eles”, conta Patrícia.

Quando o assunto são os cuidados especiais, a raça se mostra sem muitos problemas, como explica a empresária: “o cão é muito rústico, não requer cuidados além daqueles dados a qualquer animal, como escovação semanal, vacinação anual e alimentação de qualidade”. A única coisa que a criadora costuma recomendar é a suplementação com cálcio, “já que o cão cresce muito rápido e pode desenvolver problemas de calcificação”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo