Notícias

Adestre seu cão em 5 passos

Mais do que tornar o cão obediente, o adestramento ajuda a trazer qualidade de vida para seu amigo de quatro patas. O motivo? O processo de aprendizado é capaz de estimular o raciocínio, entreter o animal e ainda criar um forte laço entre dono e cão.

Confira algumas dicas para dar os primeiros passos no adestramento do seu cão.

  1. Mostre a ele quem manda
  2. www.clubperruno.com
    Seja firme ao falar com o cachorro.

    Ensine ao seu cachorro que é você quem manda em casa. Por instinto, o cão foi programado para seguir um líder. Assim, é importante deixar claro que você é o cachorro-alfa. Isso tornará a aceitação do adestramento mais fácil. Como? Não demonstre sinais de medo e mantenha-se firme mesmo quando ele reagir. Quando estiver executando seu comando, não o deixe interromper os exercícios. Ele deve saber que precisa obedecer a essa hierarquia.

  3. Repita, repita, repita
  4. todaperfeita.com.br
    O adestramento exige paciência.

    Adestramento é um processo que pede paciência, isso porque será necessário repetir os movimentos diversas vezes até que seu cão entenda e, finalmente, obedeça. Para saber se ele aprendeu o truque, basta realizar o comando sem o reforço (recompensa de carinho ou petisco) por três vezes. Se ele corresponder, realmente absorveu a lição.

  5. Como soltar seu cão da guia e fazê-lo voltar com facilidade
  6. Divulgação
    Existe uma técnica para fazê-lo voltar quando estiver solto.

    É uma delícia ver um cachorro correndo livre e solto numa praça, não é? Muitos donos sentem medo de soltar seus cães da guia, pois quase sempre eles não obedecem quando são chamados de volta. Sabe por quê? Eles acham que está na hora de ir embora e que a farra acabou.

    Use o bom e velho reforço para mudar esse comportamento. Quando chegar à praça onde pretende soltá-lo, chame-o pelo nome e lhe dê um petisco. Repita o exercício várias vezes e depois o deixe brincar.

    Na coleira, chame-o novamente pelo nome e dê mais um petisco. Solte a coleira e chame-o pelo nome. Sempre que ele responder, dê um petisco. Com o tempo, ele associará o seu chamado ao agrado, fazendo com que sempre retorne.

  7. Quem leva quem para passear?
  8. tudosobrecachorros.com.br
    Sair para passear pode ser um desafio.

    Na rua, seu cão logo toma a dianteira e começa a puxar a guia? Das duas uma: ou ele está ansioso para passear ou acha que manda no pedaço (hora de voltar à dica número 1!).

    Se for ansiedade, caminhe um pouco e o cão voltará ao normal. Para acabar com este comportamento, o segredo é brincar um pouco com ele antes do passeio. Desta forma, ele ficará cansado e menos ansioso.

    Já se a causa desta mania for o fato de ele achar que manda, a dica é: toda vez que o cão tomar a dianteira e puxar a guia, pare e espere até que ele retorne ao seu lado. Só então volte a andar. Com o tempo, ele dará crédito à sua liderança e deixará a atitude de lado.

  9. Acabe com a agressividade com outros cães
  10. Divulgação
    Controlar a agressividade faz parte do treinamento.

    Passear com seu cãomedo, pois ele é agressivo com outros animais? Quando outros pets estiverem soltos, solte o seu também. Se ele avançar, prenda-o em um local em que seja capaz de observar os outros cães soltos.

    Quando ficar calmo, solte-o de novo e continue agindo desta maneira em todas as vezes em que ele for agressivo. Com a repetição, perceberá que se trata de uma punição e irá melhorar.

    Você tem alguma dica para ensinar truques ao seu cão? Compartilhe com a gente!

Artigo AnteriorPróximo Artigo