Notícias

Hora do check-up: pets também precisam visitar o veterinário regularmente

por Tatiane Vieira
03/11/2016

Assim como os humanos, animais de estimação devem ter uma rotina médica

Com a ideia de que ano novo significa vida nova, muitas pessoas aproveitam a época para fazer um check-up conferir como anda a saúde. Mas a prática deve se estender também aos nossos animais de estimação.

Uol
Cuidados com a saúde do pet podem prolongar a vida do pet.

De acordo com Luciana Orsi, médica veterinária e professora da Faculdade Anhanguera de Campinas, prestar a atenção nos cuidados com a saúde do animal é a melhor maneira de garantir uma vida plena e cheia de energia para os pets. Nas consultas, o veterinário analisará as condições físicas do animal, podendo inclusive detectar doenças graves, como tumores, precocemente.

Nesse tipo de consulta, são feitos exames clínicos e exames de sangue, verificando inclusive o funcionamento de rins e fígado. Para a professora, o ideal é que as visitas ao veterinário sejam feitas semestralmente, podendo ser mais frequente em casos de doenças preexistentes ou crônicas.

O tutor deve ficar atento, pois as vacinas do animal devem estar em dia. “A vacina antirrábica e as polivalentes virais são as mais importantes e não devem faltar no cuidado dos pets. As demais são adjuvantes. Para cães a V10 confere um excelente proteção e para os gatos a quadrupla felina é suficientemente eficaz”, conta a professora. Além disso, é verificado se o animal apresenta parasitas, como pulgas, carrapatos e vermes.

O peso também é monitorado para garantir a saúde do animal, já que muitos donos não sabem lidar com algumas armadilhas, como a carinha de “pidão” do cachorro. “Muitos donos acabam oferecendo parte do seu próprio alimento por acreditar que o animal ficará com vontade. Além da informação não proceder, o ato pode representar um grande risco para a saúde, já que muito do que comemos pode não ser bem absorvido pelo organismo deles”, alerta Luciana. Procurar o auxílio de um especialista é necessário para saber qual o tipo e quantidade de alimento deve ser oferecido a cada espécie.

A saúde bucal também merece atenção, já que 80% dos animais com mais de três anos apresentam problemas dentários. Segundo ela, os animais podem desenvolver doenças graves na boca, como a perda de dentes importantes para a mastigação, dificultando a mastigação e alimentação. “Há estudos comprovando a relação direta com casos de tumores em cavidade oral devido à cronicidade de doenças dentárias”, conta. A professora salienta a importância da higienização bucal com escovações diárias e limpeza periódica dos dentes, feita por um veterinário.

Em casa, o cuidado com o ambiente também é essencial. Eles devem ser mantidos em ambientes limpos e arejados, com água fresca sempre à disposição e muito carinho. Então, é só aproveitar todos os benefícios da companhia de um amigo de quatro patas.

Voltar | Topo
Comentários
AdPlace

guia de Raças de Gatos

Singapura Singapura O anão dos gatos domésticos...
  • Veja outras raças/espécies de pets Abrir

você e a PetMag

  • Compartilhe aqui também
A PetMag é um portal produzido com muito orgulho pela equipe da Citrus7. Aproveite e conheça o nosso trabalho! Citrus7